Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO15a - Bioética: saúde pública e pesquisa

24375 - CRITÉRIOS ÉTICOS SOBRE O ÓBITO DOS PACIENTES NO CENÁRIO DO CTI
SUELY OLIVEIRA MARINHO - UFRJ, ALEXANDRE COSTA - UFRJ, MARISA PALÁCIOS - UFRJ, JOÃO ANDRADE SALES - UFRJ


Apresentação/Introdução
O presente trabalho apresenta os resultados preliminares de pesquisa sobre os critérios éticos que sustentam a tomada de decisão no fim de vida em CTI e os modos de morrer atuais nesse cenário. Considera-se modos de morrer: Morte após tentativa de ressuscitação; Determinação ou ordem para não ressuscitar (DNR); Remoção de medidas de suporte de vida (R-MSV) ou sua restrição (Rt-MSV); Morte cerebral (MC).


Objetivos
Compreender, através da visão dos médicos intensivistas, os modos de morrer dos pacientes e analisar os argumentos éticos que amparam suas práticas na condução de pacientes que evoluirão para óbito no Centro de Tratamento Intensivo.


Metodologia
Aplicou-se entrevista semiestruturada aos médicos do CTI de um hospital universitário situado no Rio de Janeiro nos anos de 2016-2017. Para o tratamento dos dados realizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Pesquisa em conformidade com a Resolução CNS no. 466/12, aprovada pelo CEP do IESC da UFRJ.


Resultados
Os entrevistados consideram que diante da fase de terminalidade do paciente, a família não está preparada para tomar difíceis decisões, devendo ela ser protegida, numa concepção paternalista. Embora apontem a necessidade de respeitar a autonomia do paciente, pouco é feito para conhecer a sua vontade quanto aos modos de morrer. Os profissionais consideram que há um fator cultural que dificulta as relações da sociedade com a finitude, mas também a formação médica pouco os habilita a discutir sobre o tema com familiares e/ou os pacientes, de maneira que os processos de tomada de decisão relativos ao fim da vida tornam-se responsabilidade dos profissionais, com pouca participação da família.


Conclusões/Considerações
Respeito à autonomia dos pacientes e Paternalismo estão envolvidos nas razões dos médicos que informam suas ações. A falta de comunicação na equipe e com pacientes e família agrava a angústia dos diversos envolvidos nesse cenário. Embora a pesquisa tenha se realizado em um só CTI as respostas são semelhantes a estudos realizados anteriormente.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360