Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO12l - Epidemiogia das Hepatites Virais e da Leptospirose

23390 - PREVALÊNCIA DE HEPATITE C ENTRE INDIVÍDUOS SUBMETIDOS A PROCEDIMENTOS DE HEMODIÁLISE NO BRASIL: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
DIEGO DA COSTA MOREIRA BARBOSA - IFRJ E FIOCRUZ, JULIANE DA SILVA FALCÃO - IFRJ E FIOCRUZ, LEONARDO SOARES BASTOS - PROCC-FIOCRUZ, ROBERTA PEREIRA NIQUINI - IFRJ, FRANCISCO INÁCIO BASTOS - ICICT-FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O controle/eliminação da hepatite C, enquanto problema de saúde pública tem recebido destaque na agenda nacional e internacional. Para fortalecer as ações de prevenção, tratamento e controle, há a recomendação internacional de que cada país sistematize informações epidemiológicas sobre a doença e os grupos sob risco ampliado para a infecção, que incluem os pacientes com histórico de hemodiálise.


Objetivos
Conduzir uma revisão sistemática e mata-análise dos estudos que estimaram a prevalência da infecção pelo vírus da hepatite C (VHC) entre pacientes atendidos em clínicas de diálise nas Grandes Regiões brasileiras, antes e após o ano 2000.


Metodologia
Foi conduzida uma busca eletrônica em quatro bases de dados (PubMed, SCOPUS, Web of Science e LILACS) dos trabalhos publicados até 31 de dezembro de 2016. Em seguida, foram avaliados títulos, resumos e publicações originais, para a seleção dos trabalhos (segundo critérios de elegibilidade), com posterior extração de dados para um formulário padronizado. Os achados foram visualizados sob a forma de “forest plots” e foram realizadas análises de subgrupo para investigar fatores potencialmente associados à heterogeneidade entre os estudos, além de meta-análises para calcular as estimativas resumo das prevalências de hepatite C e seus intervalos de confiança (IC) de 95%.


Resultados
Dos 165 estudos obtidos a partir das buscas, 35 foram selecionados, totalizando 20.494 pacientes. A prevalência de infecção pelo VHC entre pacientes em hemodiálise atendidos em clínicas brasileiras variou de 5 a 70% (I²=98%). Ao fazer a análise de subgrupos, as maiores estimativas foram observadas para os estudos finalizados antes do ano 2000, tanto no Grupo 1, composto por clínicas das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (41%; IC95%:39-43%), quanto no Grupo 2, composto por clínicas das regiões Sul e Sudeste (35%; IC95%: 33-36%). Prevalências menores foram observadas para ambos os grupos a partir do ano 2000: 11% (IC95%: 10-12%) e 14% (IC95%: 13-15%), respectivamente.


Conclusões/Considerações
As estimativas mais recentes sugerem melhora nas práticas de prevenção da transmissão do VHC, com manejo mais apropriado de maquinário/fluidos nas clínicas de hemodiálise ao longo dos anos. Entretanto, mostram-se superiores às relativas à população brasileira (<2%), de forma que os pacientes permanecem sob risco ampliado para a infecção e carecem de respostas efetivas de saúde pública quanto à prevenção, manejo, tratamento e controle da infecção.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360