28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO12k - Tratamento da Tuberculose |
23452 - TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO DA TUBERCULOSE: UMA ESTRATÉGIA PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES. MARILENE GONÇALVES FRANÇA - PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORIA, FLÁVIA BRUNA ASSUNÇÃO DOS SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORIA
Período de Realização Julho de 2015 à outubro de 2017.
Objeto da Experiência Implantar o Tratamento Diretamente Observado (TDO) para tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde visando o controle da tuberculose no município de Vitória-ES.
Objetivos Capacitar os profissionais de saúde das unidades básicas de saúde para conhecer e realizar o Tratamento Diretamente Observado (TDO) para tuberculose; estabelecer fluxos de TDO nas unidades básicas de saúde; e sistematizar o registro do TDO no sistema de informação do município de Vitória.
Metodologia Inicialmente buscou-se realizar a pactuação com os gestores locais, por meio do Colegiado Gestor Regional, no qual foi acordado as oficinas que seriam realizadas por território, envolvendo todos os profissionais, com exposição dialogada e estudo de casos. Posteriormente, seriam realizados encontros para apresentação e avaliação dos fluxos do TDO construídos pelas equipes; e criado instrumento de registro do TDO na Rede Bem Estar para o acompanhamento das doses administradas nas unidades básicas.
Resultados Foram realizadas 29 oficinas de caráter multiprofissional nas seis regiões de saúde, com foco nas ações de controle de Tuberculose. Posteriormente, cada serviço apresentou o fluxo de TDO a ser implantado para consolidação. A partir desse momento, foi realizada a descentralização do TDO para as unidades de saúde e o registro das doses administradas foi sistematizada na Rede Bem Estar, para o monitoramento do tratamento realizado nos territórios pela equipe de referência do programa municipal.
Análise Crítica A Atenção Básica é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da integralidade do cuidado. Nesse contexto, o TDO é uma estratégia prioritária recomendada pela OMS, visando a humanização, a criação de vínculo, e o cuidado especial que auxiliam na adesão ao tratamento do início até a cura. Desse modo, o TDO é adotada para todo caso de tuberculose, prioritariamente para os pacientes bacilíferos, e nos casos de maior vulnerabilidade ao abandono, para que a meta de cura 85% seja atingida.
Conclusões e/ou Recomendações A implantação do TDO fortaleceu as ações de controle da tuberculose na Atenção Básica possibilitando a discussão, a problematização e análise crítica da temática no território, no sentido de revisão do processo de trabalho e qualificação das práticas. Ainda possibilitou a aproximação, a formação do vínculo, o acompanhamento mais próximo do tratamento, a identificação precoce de fatores de risco ao abandono e a intervenção em tempo oportuno.
|