Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO12k - Tratamento da Tuberculose 

21332 - POPULAÇÕES VULNERÁVEIS E O DESFECHO DO TRATAMENTO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE NO BRASIL
LAYLLA RIBEIRO MACEDO - FIOCRUZ, ETHEL LEONOR NOIA MACIEL - UFES, CLAUDIO JOSE STRUCHINER - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A tuberculose (TB) é a principal causa de morte entre as doenças infecciosas no mundo. Observa-se uma associação entre indicadores socioeconômicos e ocorrência da TB, tornando alguns grupos mais vulneráveis. Assim, o risco de adoecimento na população privada de liberdade (PPL) e na população em situação de rua (PSR) é 28 e 56 vezes maior respectivamente, comparados com o risco na população em geral.



Objetivos
Avaliar a associação entre estar privado de liberdade ou em situação de rua e a situação de encerramento do tratamento da tuberculose (TB) dos casos diagnosticados no Brasil no ano de 2015.


Metodologia
A população estudada foram os casos de TB na população privada de liberdade (PPL) e população em situação de rua (PSR) do Brasil no ano de 2015. Foram excluídos indivíduos abaixo de 15 anos, devido ao comportamento diferenciado da doença nessa faixa etária.
A partir das variáveis do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) realizou-se a análise descritiva dos dados e a regressão logística para avaliar a associação entre estar privado de liberdade ou em situação de rua no resultado do tratamento da tuberculose. Foi ainda realizada uma imputação múltipla dos dados faltantes.


Resultados
Em 2015 foram notificados 82.056 casos de TB no Brasil, em indivíduos acima de 15 anos; destes 7.462 (10,3%) estavam privados de liberdade e 2.782 (3,9%) em situação de rua. A proporção de sucesso do tratamento na PPL (78,6%) foi superior à da população total (PT) (70,4%), enquanto na PSR a proporção de insucesso (63,2%) foi superior à do sucesso (36,8%). Observou-se ainda que a PPL se mostrou associada ao sucesso no desfecho do tratamento (ORa 0.68 IC 95% 0.63-0.73), enquanto a PSR mostrou-se associada ao insucesso (ORa 2.38 IC 95% 2.17-2.61), mesmo após os ajustes.


Conclusões/Considerações
Embora a PPL e a PSR sejam consideradas populações vulneráveis para a TB e apresentem uma incidência da doença superior á observada na população em geral, esse estudo mostrou que a situação de encerramento do tratamento se diferencia nessas populações.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360