Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO12h - Epidemiologia da Tuberculose

26746 - FATORES ASSOCIADOS À TUBERCULOSE EM CRIANÇAS INDÍGENAS EM TRÊS ESTADOS COM MAIS INCIDÊNCIA NO BRASIL
MARIA JACIREMA FERREIRA GONCALVES - FIOCRUZ/ UFAM, NAILU FLOR CHENINI DE CARVALHO REIS - UFAM


Apresentação/Introdução
Nas crianças, a tuberculose (TB) é um evento sentinela da gravidade da doença e da carga de morbidade. Anualmente são notificados em média 2632,6 casos de casos novos TB em menores de 15 anos. De 2001 a 2014 foram registrados 36856 casos novos em crianças, sendo 1412 (3,8%) em indígenas.


Objetivos
Identificar os fatores associados à tuberculose em crianças indígenas em três estados com elevada incidência da doença nesse grupo étnico no Brasil.


Metodologia
Os dados são provenientes de casos novos de TB notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação no Brasil, de 2001 a 2014. Os estados com mais registro de TB em crianças indígenas são Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, correspondendo cerca de 60% dos casos no país. Portanto esta análise é concentrada na situação da TB em crianças indígenas nesses estados. A variável de desfecho raça foi definida como indígenas, registrados como tal, e não indígenas, como agrupamento de brancos, pretos e amarelos. Odds Ratio foi estimada por meio de regressão logística multivariada em stepwise foward. Para o modelo final foram mantidas as variáveis com P-valor <5%.


Resultados
Nos estados selecionados foram notificados 3391 casos novos de TB em menores de 5 anos, dos quais 832 eram indígenas (24,5%). Na análise ajustada, as associações significativas foram: faixa etária, com destaque para 1 a 4 anos sendo mais fortemente associada à TB em indígenas (OR=1,9; IC: 1,6 – 2,2); forma clínica pulmonar (OR=1,8; IC: 1,5 – 2,1) e mista (OR=1,5; IC: 1,1 – 2,1); casos não bacilíferos (OR=1,4; IC: 1,2 – 1,6); moradia em zona não-urbana (OR=9,4; IC: 8,2 – 10,8); cultura de escarro positiva (OR=1,6; IC: 1,3 – 2,0).


Conclusões/Considerações
Os fatores associados à TB em crianças indígenas nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul indicam que os aspectos clínicos são mais frequentes, em contraste com adultos, cujos aspectos demográficos e socioeconômicos predominam. As dificuldades diagnósticas inerentes à TB em crianças explicam as associações. A associação forte com a área não urbana pode ser explicado pelo predomínio da moradia de indígenas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360