Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO12g - Arboviroses: Aspectos Epidemiológicos e Políticas de Saúde

25201 - INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO PELO ZIKA VÍRUS NOS BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO
JENNIFFER FRANCIELLI DE SOUSA ALVES - MESTRANDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA-ISC/UFMT, RITA ADRIANA GOMES DE SOUZA - DOCENTE NO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA-ISC/UFMT


Apresentação/Introdução
O Zika é um arbovírus, do gênero flavivírus, da família Flaviviridae e é transmitido principalmente por mosquitos no gênero Aedes. A infecção pelo ZIKV representa atualmente, um desafio para o campo da saúde pública, principalmente em países tropicais. Mato Grosso apresentou em 2016 uma taxa de incidência 799/100.000 habitantes, sendo considerado o estado brasileiro com maior incidência da doença.


Objetivos
O objetivo deste trabalho é identificar a taxa de incidência dos biomas que integram o estado de Mato de Grosso, no ano de 2016.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, que utilizou os dados de casos notificados de ZIKV disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), referente ao ano de 2016. Para os dados populacionais, foram utilizadas as estimativas de 2016, disponíveis no website do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram agrupados por Biomas que integram o estado de Mato Grosso (Cerrado, Amazônia e Pantanal). Para determinar a incidência de casos de ZIKV por bioma, foi realizado a seguinte equação: número de casos de ZIKV no ano de 2016/população residente no bioma no ano de 2016*100.000 habitantes. Os dados foram analisados no programa SPSS, versão 22.0.0.0.


Resultados
O bioma Amazônico corresponde a cerca de 50% do território do estado e apresentou a maior incidência (919,32), sendo superior à registrada no estado no mesmo período. A Amazônia possui características climáticas de calor e umidade, devido a proximidade com a linha do Equador. Já o Cerrado, que ocupa cerca de 38,29% do território mato-grossense, apresentou uma taxa de incidência de 835,32, e é considerado um bioma com grande potencial aquífero. O Pantanal apresentou incidência de 619,49, menor incidência entre os biomas, porém, ainda considerado elevado. Trata-se de um bioma com características de áreas alagáveis, podendo alcançar temperaturas abaixo de 0 ºC durante os períodos de seca.


Conclusões/Considerações
O estado possui 3 biomas com características distintas e que registraram taxa de incidência acima da média nacional. O mapeamento dos casos de ZIKV por biomas pode ser utilizado no campo da saúde coletiva como uma importante ferramenta para orientação e controle da doença, de forma a auxiliar e conduzir a criação de políticas públicas, levando em consideração as características ambientais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360