Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO12g - Arboviroses: Aspectos Epidemiológicos e Políticas de Saúde

25091 - PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E CASOS DE INFECÇÃO PELO ZIKA VÍRUS EM CUIABÁ, MATO GROSSO
JENNIFFER FRANCIELLI DE SOUSA ALVES - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA-UFMT, RITA ADRIANA GOMES DE SOUZA - DOCENTE NO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA-ISC/UFMT


Apresentação/Introdução
O aumento de casos de infecção pelo Zika Vírus (ZIKV) pode estar relacionado a fatores resultantes da atividade do homem no meio ambiente e, ainda, relacionado a um fator natural, como as mudanças climáticas. Cuiabá registrou, em 2016, 3.446 casos de infecção pelo ZIKV, com uma incidência de 588,69/100 mil habitantes. Ressalta-se que Mato Grosso foi o estado com a maior incidência de ZIKV em 2016.


Objetivos
Descrever os índices de precipitação pluviométrica e o número de casos notificados de infecção pelo ZIKV em Cuiabá, Mato Grosso, no ano de 2016.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, que utilizou os dados de casos notificados de ZIKV disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por semana epidemiológica (SE). Os dados meteorológicos sobre o nível de precipitação pluviométrica foram coletados através do Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP), por mês (Janeiro a Dezembro), disponibilizado pelo website do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Serão apresentados os valores médios das variáveis utilizadas no estudo. Os dados foram analisados no programa SPSS, versão 22.0.0.0.


Resultados
Observou-se que os maiores registros de casos se concentraram nas primeiras semanas do ano de 2016 (SE 01 a 13), que compreende os meses de Janeiro a Março, com 3.029 casos e precipitação média de 216,36 milímetros (mm). Durante o período compreendido entre a SE 14 a 39, observa-se uma significativa redução de casos de ZIKV (N=214) e da precipitação média (32,2 mm). A partir da SE 40 a 52, nota-se que não houve aumento de casos (N=203), porém, observa-se que houve aumento significativo da média da precipitação pluviométrica (260,83 mm), média esta superior à média registrada durante as primeiras semanas do ano, nas quais foram notificados os maiores números de casos de infecção por ZIKV.


Conclusões/Considerações
Houve influência da precipitação pluviométrica em relação ao aumento de casos de ZIKV, e ainda, um comportamento sazonal, visto que os maiores casos ocorreram no período do verão. A precipitação pluviométrica pode, então, ser um bom preditor para o aumento de casos de ZIKV nos meses subsequentes, podendo estar relacionada ao maior acúmulo de água em reservatórios durante os períodos chuvosos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360