Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO12g - Arboviroses: Aspectos Epidemiológicos e Políticas de Saúde

25020 - DINÂMICA ESPACIAL DA CHIKUNGUNYA NA REGIÃO METROPOLITANA I DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – 2015/2016
ENY REGINA DA SILVA QUEIROZ - IESC/UFRJ, SILVIA CRISTINA CARVALHO DE CARDOSO - SES/RJ, ROBERTO DE ANDRADE MEDRONHO - IESC/UFRJ


Apresentação/Introdução
A CHIKUNGUNYA FOI REGISTRADA NO BRASIL E NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO ANO DE 2014 COM CASOS IMPORTADOS. NOS ANOS DE 2015/2016, OCORREU UMA EPIDEMIA NA REGIÃO METROPOLITANA I DO RIO DE JANEIRO. A DOENÇA APRESENTA SINTOMAS SEMELHANTES AO DA DENGUE, PODENDO TAMBÉM PROVOCAR GRAVES E INCAPACITANTES SEQUELAS ARTICULARES, CAUSAR IMPACTO SOCIAL E ECONÔMICO E DEMANDAR ESFORÇOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE.


Objetivos
CARACTERIZAR DINÂMICA ESPACIAL E TEMPORAL DA CHIKUNGUNYA NA REGIÃO METROPOLITANA I DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NOS ANOS DE 2015-2016.


Metodologia
TRATA-SE DE UM ESTUDO ECOLÓGICO COM ANÁLISE DE PADRÕES PONTUAIS. FORAM UTILIZADOS OS CASOS DE CHIKUNGUNYA NOTIFICADOS AO SINAN SELECIONADOS POR DATA DE PRIMEIROS SINTOMAS. FOI CONSTRUÍDA A CURVA EPIDÊMICA DOS CASOS. OS ENDEREÇOS DE RESIDÊNCIA DOS CASOS FORAM GEORREFERENCIADOS. FORAM CONSTRUÍDOS MAPAS SEQUENCIAIS DO ESTIMADOR DA DENSIDADE DE KERNEL PARA ANALISAR A OCORRÊNCIA DA DOENÇA NO TEMPO E NO ESPAÇO.


Resultados
A CURVA EPIDÊMICA INDICOU A OCORRÊNCIA DE UMA ELEVAÇÃO DE CASOS NOTIFICADOS A PARTIR DO INÍCIO DE 2016, ATINGINDO O PICO EPIDÊMICO EM ABRIL. A INSPEÇÃO VISUAL DOS MAPAS SEQUENCIAIS DE KERNEL PERMITIRAM IDENTIFICAR ASPECTOS DA PROGRESSÃO DA DOENÇA AO LONGO DA REGIÃO, QUE SE PROPAGOU DE FORMA LENTA NO ANO DE 2015. NO INÍCIO DE 2016, NO PERÍODO DO VERÃO, A DOENÇA SE INTENSIFICOU ONDE JÁ HAVIA SIDO DETECTADA E ESPALHOU-SE PARA NOVOS LOCAIS. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR LOCALIDADES COM ALTA DENSIDADE DE CASOS EM BAIRROS OU DISTRITOS DA CAPITAL DO ESTADO E DE MUNICÍPIOS LIMÍTROFES, COMO NOVA IGUAÇU, SÃO JOÃO DE MERITI, DUQUE DE CAXIAS, MESQUITA E NILÓPOLIS.


Conclusões/Considerações
OS MAPAS DE KERNEL, PERMITIRAM A VISUALIZAÇÃO DO DESLOCAMENTO DA DOENÇA AO LONGO DO TEMPO E IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS MAIS VULNERÁVEIS. POR TRATAR-SE DE UMA DOENÇA COM RELEVÂNCIA PARA A SAÚDE PÚBLICA QUE EXIGE AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA, O CONHECIMENTO DA DINÂMICA ESPACIAL E TEMPORAL ATRAVÉS DE TÉCNICAS ACESSÍVEIS PODE CONTRIBUIR PARA O CONTROLE DA DOENÇA PELOS SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360