Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO12g - Arboviroses: Aspectos Epidemiológicos e Políticas de Saúde

22207 - INFECÇÃO PELO VÍRUS CHIKUNGUNYA NO ESTADO DO CEARÁ E SUA RELAÇÃO COM A DOENÇA RENAL
JOSÉ REGINALDO PINTO - UNIFOR, GERALDO BEZERRA DA SILVA JÚNIOR - UNIFOR, GLAUCIRENE SIEBRA MOURA FERREIRA - UECE, PAULA FRASSINETTI CASTELO BRANCO CAMURÇA FERNANDES - UECE, MARIA DAS GRAÇAS DIAS CARNEIRO - SESA, KAMYLA DE ARRUDA PEDROSA - UNINTA, POLLYANNA MARTINS - UFC, GEYSA MARIA NOGUEIRA FARIAS - UNIFOR


Apresentação/Introdução
O Estado do Ceará apresentou circulação endêmica de três arbovírus (dengue, chikungunya e zika) no ano de 2017, prevalecendo a infecção por chikungunya. Esta é considerada benigna, mas há relatos associando maior gravidade do quadro a comorbidades, como doenças cardíacas, renais e hepáticas. Poucos estudos esclarecem como ocorrem as complicações renais nesta infecção.


Objetivos
Investigar os fatores associados ao óbito pela infecção por vírus chikungunya e sua relação com lesão renal no Estado do Ceará.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal, realizado com base nos dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN) dos 184 municípios do Estado do Ceará, cedidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) referente ao ano de 2017. A análise foi distribuída em tabelas, com estatísticas percentuais simples, tabuladas no SPSS versão 24.0.


Resultados
O Estado notificou 138.405 casos da infecção pelo vírus chikungunya em 2017, onde 67,1% eram do sexo feminino; 72,1% de cor parda; 8,1% com ensino médio completo. Ao analisar o quadro clínico dos casos, percebeu-se que 86,6% apresentaram febre; 64,1% mialgia; 72,2% cefaleia; 68,4% evidenciaram artralgias; 96,9% com prova do laço negativa. De todos os casos notificados, 538 apresentavam doença renal como comorbidade à infecção. Destes nefropatas, 148 foram reagentes a sorologia realizada, dentro de um total de 80.472 casos positivos. Ao ser analisada a letalidade da infecção associada à nefropatia, observou-se que 9 (1,6%) deles vieram a óbito pela infecção e 4 (0,7%) por outras causas.


Conclusões/Considerações
A infecção por chikungunya em pessoas com comorbidades parecer ter um curso mais grave. O presente estudo demonstrou que a doença renal contribui de maneira significativa para aumentar a letalidade na infecção por chikungunya. A investigação permite suscitar novas pesquisas sobre a relação entre esta infecção com doença renal.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360