26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO12c - Hanseníase; Epidemiologia e Avaliação de Incapacidades |
24508 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS EM AÇÃO DE INTENSIFICAÇÃO DE COMBATE À HANSENÍASE NAS ILHAS E CENTRO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE ABAETETUBA-PA ERICA MOTA PERES - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR.ROBERTO CONTENTE, CARMEN CAROLINA CRUZ DE LIMA - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR.ROBERTO CONTENTE, JAMISON JOSÉ SOUSA DOS REIS - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR.ROBERTO CONTENTE, EWERTON ORLANDO DE ARAÚJO DE MATOS - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR.ROBERTO CONTENTE, LÍGIA MARIA PRAZERES MORAES - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR.ROBERTO CONTENTE, THIAGO BRAGA DOS SANTOS - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR.ROBERTO CONTENTE, ROSANNE DA GRAÇAS FERREIRA CARDOSO - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR.ROBERTO CONTENTE, MARIA JOSÉ MACHADO DOS SANTOS - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR.ROBERTO CONTENTE, IVO FEIO JÚNIOR - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR.ROBERTO CONTENTE, CHRISTOPHER DOUGLAS LIMA MEDEIROS - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR.ROBERTO CONTENTE
Período de Realização O estudo foi realizado de 01 a 31/01/18 durante as atividades do Janeiro Roxo
Objeto da Experiência Após o diagnóstico de Hanseníase no Janeiro Roxo, a ficha de notificação do SINAN foi avaliada para coleta de dados epidemiológicos dos pacientes
Objetivos Fazer um levantamento do perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados na Ação de combate à Hanseníase, na Unidade Básica de Saúde Dr. Roberto Contente em janeiro de 2018.
Metodologia Foi utilizada a análise da ficha de notificação do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) para a coleta de dados, em virtude de se obter um instrumento padronizado para coleta de dados. Posteriormente foi calculado a freqüência absoluta dos dados.
Resultados Dos pacientes diagnosticados, 75% são do sexo masculino, estão na faixa etária de 15 a 42 anos e possuem ensino fundamental incompleto. 50% moram na zona rural ribeirinha, apresentaram forma multibacilar, com mais de três nervos afetados, com grau de incapacidade I. 25% apresentaram baciloscopia positiva e 75% negativa ou não realizaram. 100% entrou no sistema como caso novo e o modo de detecção foi por encaminhamento da equipe em 50% dos casos. o total de contatos informado foi de 14.
Análise Crítica A maioria dos casos diagnosticados está em idade produtiva, o que torna preocupante o fato de metade deles apresentarem grau de incapacidade I, com três ou mais nervos afetados. A baixa escolaridade também é um fator de risco para a percepção da doença e o segmento correto desta. para cada paciente há uma média de 3,5 contatos a serem avaliados.
Conclusões e/ou Recomendações É necessário intensificar a busca ativa com objetivo de diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades, além de reduzir o aumento da incidência da doença nos contatos. Reforçar a importância do segmento correto da doença e da avaliação dos contatos criando estratégias para atender este agravo na população ribeirinha.
|