Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO12j - Síndrome do Zika Congênita: Características Clínicas e Impacto do Diagnóstico na Família 

28564 - A EXPERIÊNCIA DE TER UM FILHO COM MICROCEFALIA EM TEMPOS DE SÍNDROME CONGÊNITA PELO VÍRUS ZIKA
POLIANA SOARES DE OLIVEIRA - UFMA, ZENI CARVALHO LAMY - UFMA, LUCIANA BATALHA SENA - UFMA, THAÍS FURTADO FERREIRA - UFMA, CAROLINA NÍVEA MOREIRA GUIMARÃES - UFMA, CAMILA BRITO RODRIGUES - UFMA, CLARICE MARIA RIBEIRO DE PAULA GOMES - UFMA, ANA PATRICIA BARROS CAMARA - UFMA


Apresentação/Introdução
Cuidar de uma criança com microcefalia é uma experiência difícil, pois a doença apresenta um prognóstico reservado, baixa qualidade e expectativa de vida. As características da microcefalia podem afetar as condições físicas e cognitivas, aumentando a demanda por cuidados. A família, desta forma, se vê frente ao desafio de ajustar seus planos e expectativas às necessidades de cuidados do filho.


Objetivos
Conhecer as experiências dos pais no cuidado de crianças nascidas com microcefalia


Metodologia
Pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada no Centro de Referência Estadual em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (NINAR), no município de São Luís, de março de 2016 a fevereiro de 2018. Participaram do estudo pais e mães de crianças com diagnóstico de microcefalia associada à infecção materna durante o período gestacional pelo vírus Zika. Foram utilizadas para a coleta de dados duas técnicas: entrevista estruturada e semi-estruturada. Realizada análise de conteúdo na modalidade temática.


Resultados
Foram realizadas 19 entrevistas. As exaustivas rotinas diárias relacionadas ao cuidado das crianças com microcefalia e à busca por atenção à saúde foram aspectos comuns aos relatos dos pais. Irritabilidade com frequentes crises de choro, sono irregular, dificuldade de deglutição, crises convulsivas e limitações motoras impõem uma necessidade de cuidados contínuos que transformaram os modos de viver das famílias e sobrecarregaram principalmente as mães. Ter um filho com microcefalia, significou ter que enfrentar estigmas, mas também receber apoio e solidariedade. O itinerário terapêutico percorrido desde o diagnóstico envolve os setores informal, popular e profissional de atenção à saúde.


Conclusões/Considerações
As experiências dos pais de crianças com microcefalia revelam um longo percurso que vai da ruptura com o fato de ser pai/mãe de uma criança normal esperada para o de ser pai/mãe de uma criança com deficiência, levando à necessidade de resignificações.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360