Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO12f - Síflis na Gestação 

28771 - DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO NO MANEJO DA SÍFILIS CONGÊNITA: CONHECIMENTO E PRÁTICAS DOS MÉDICOS PEDIATRAS DAS MATERNIDADES PÚBLICAS DE TERESINA, PIAUÍ, NA REGIÃO NORDESTE DO BRA
ROBERTA PEREIRA NIQUINI - FIOCRUZ, FRANCISCO INÁCIO BASTOS - FIOCRUZ, ROSA MARIA SOARES MADEIRA DOMINGUES - FIOCRUZ, MARIA CLARA BATISTA DA ROCHA VIANA - UESPI, RAQUEL RODRIGUES DOS SANTOS - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A sífilis na gravidez ainda é um desafio para a saúde pública no Brasil. É a patologia de transmissão vertical com maior taxa de transmissão no período gestacional. Desde 1995, o Brasil definiu como meta das suas ações de saúde a eliminação da sífilis congênita, definindo como aceitável a notificação de até um caso por 1.000 nascidos vivos/ano (BRASIL, 2006).


Objetivos
Avaliar a conformidade do conhecimento e das práticas de diagnóstico e tratamento no manejo da sífilis congênita dos médicos pediatras atuantes nas maternidades públicas da cidade de Teresina – Piauí, na região nordeste do Brasil.


Metodologia
Foi conduzido, em 2015, um estudo transversal com a população de médicos pediatras atuantes nas maternidades públicas de Teresina (n=41), que sistematizou informações colhidas por meio de formulários autoaplicáveis, com uma taxa de resposta de 77%. Avaliou-se a conformidade dos conhecimentos e práticas em relação aos protocolos do Ministério da Saúde brasileiro.


Resultados
Verificou-se baixo acesso a treinamentos (54%) e conhecimento insuficiente sobre a definição de caso de sífilis congênita (42%) e sobre os testes rápidos para sífilis (39%). Foram observadas falhas na investigação diagnóstica e no tratamento do recém-nascido, sendo a solicitação do VDRL em sangue periférico (88%) e o tratamento correto da neurossífilis (88%) as práticas com maior conformidade com os protocolos padrão.


Conclusões/Considerações
A baixa conformidade nos critérios avaliados resulta em oportunidades perdidas de identificação e tratamento adequado dos casos de sífilis congênita. Maior acesso aos protocolos assistenciais, melhoria nos registros no cartão de pré-natal e prontuário hospitalar, disponibilidade de exames e medicamentos e trabalhos educativos com as mulheres são estratégias a serem urgentemente adotadas a partir das barreiras identificadas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360