Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO12f - Síflis na Gestação 

27363 - CRESCIMENTO DA SÍFILIS EM GESTANTE NOS MUNICÍPIOS EM RISCO: UMA ANÁLISE COM OS FATORES SOCIOECONÔMICOS
MARQUIONY MARQUES DOS SANTOS - UFRN, ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA - UFRN, ANA KARLA BEZERRA LOPES - UFRN, KENIO COSTA DE LIMA - UFRN


Apresentação/Introdução
A ocorrência de sífilis em gestantes evidencia falhas dos serviços de saúde e continua como um dos principais problemas de saúde pública. Seu aumento nos últimos anos tem despertado preocupação, porém poucos estudos apontaram a relação desse crescimento com fatores socioeconômicos. Conhecer essas relações, torna-se uma ferramenta importante para combater a sífilis no Brasil.


Objetivos
Analisar as relações das tendências da sífilis em gestante com fatores socioeconômicos nos 100 municípios prioritários de resposta rápida à sífilis, no período de 2007 a 2016.


Metodologia
Trata-se de um estudo ecológico, utilizando dados secundários dos sistemas nacionais de notificações. No período de 2007 a 2016, foram calculadas as taxas ponderadas de detecção de sífilis em gestantes, bem como as suas tendências, para cada um dos 100 municípios prioritários, estes estabelecidos pela OPAS/MS. Foram utilizados dados socioeconômicos desses municípios para relacionar com as tendências encontradas, a partir de comparações de médias ou medianas através do teste t de Student ou de Mann-Whitney para variáveis numéricas e qui-quadrado para variáveis categóricas, utilizando o programa SPSS. Todos os dados foram analisados respeitando uma significância estatística de 5%.


Resultados
Foi verificada uma associação entre as maiores tendências de crescimento da sífilis em gestantes com os municípios que se encontram nos interiores dos estados; no limite da significância, verificou-se uma relação com as maiores tendências da sífilis com os municípios que possuem menores IDH-educação, maior razão entre os sexos, bem como os municípios com uma menor proporção de profissionais da saúde; por fim, há uma associação do crescimento da sífilis em gestantes nos municípios que apresentam menor índice de Gini e maior razão dos 20% mais ricos com os 40% mais pobres.


Conclusões/Considerações
O elevado crescimento da sífilis em gestantes nos 100 municípios prioritários é uma preocupação, principalmente nos municípios interioranos, com baixo índice educacional e com um número reduzido de profissionais da saúde. Medidas que melhorem a estrutura organizacional do estado, principalmente nas áreas de saúde e educação, sugere uma mudança de crescimento da sífilis nos municípios analisados.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360