Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO12f - Síflis na Gestação 

25353 - FATORES ASSOCIADOS AO DESFECHO DESFAVORÁVEL DA SÍFILIS NA GESTAÇÃO
MARIA ALIX LEITE ARAÚJO - UNIFOR, ROUMAYNE FERNADES VIEIRA ANDRADE - FCM, VALÉRIA LIMA DE BARROS - UFPI, PAULA MANUELA RODRIGUES PINHEIRO BERTONCINI - FGF


Apresentação/Introdução
Estima-se que ocorram no mundo um milhão e meio de casos de sífilis em gestantes ao ano, situação que pode provocar consequências graves para o recém-nascido, como prematuridade, baixo peso as nascer, aborto, retardo do crescimento intrauterino e danos tardios à saúde. Eliminar a Sífilis Congênita (SC) parece uma realidade longe de ser alcançada em países pobres e em desenvolvimento como o Brasil.


Objetivos
Analisar desfechos desfavoráveis e fatores associados provocados pela sífilis na gestação.


Metodologia
Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado em sete maternidades públicas do município de Fortaleza, Ceará. No período do estudo, foram identificadas 216 mulheres com VDRL reagente no momento do parto. Destas, 137 foram incluídas na pesquisa A coleta de dados ocorreu nos meses de maio a agosto de 2014 por meio de um questionário com variáveis sociodemográficas e do atendimento pré-natal. Os dados foram complementados com informações dos prontuários e cartões de pré-natal. Realizou-se uma análise univariada adotou-se o teste do qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher para analisar diferenças entre as variáveis e análise multivariada com modelo de regressão logística.


Resultados
Participaram do estudo 137 puérperas e destas, 20 (14,3%) apresentaram algum desfecho desfavorável, a saber: natimortalidade (2,9%), prematuridade (8,8%) e baixo peso ao nascer (2,9%). Apresentaram significância estatística, número de consultas igual ou superior a seis (p=0,03); realização do segundo exame de VDRL no pré-natal (p=0,03) e titulação do VDRL da maternidade maior que 1:8 (p=0,05). A razão de chance de prevalência do desfecho desfavorável foi três vezes maior em mulheres que não realizaram um segundo VDRL e duas vezes maior em mulheres com a titulação do VDRL maior que 1:8.


Conclusões/Considerações
A prevalência de desfecho desfavorável encontrada em parturientes nas maternidades públicas de Fortaleza foi relativamente baixa, quando comparada a outros estudos. A baixa titulação do exame de VDRL pode justificar a prevalência de desfechos desfavoráveis encontrada. Contudo, esses dados mostram a importância do diagnóstico e tratamento precoce da sífilis na gestação com a finalidade de prevenir os desfechos desfavoráveis.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360