28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO12i - Prevalência e Estratégias de Controle |
28035 - ENFRENTAMENTO DA PROBLEMÁTICA DA SÍFILIS: ESTRATÉGIAS DO DISTRITO SANITÁRIO VII - RECIFE/PE CHRISTIANE WALBURGA - SESAU, EMANUELA ALMONDES DA LUZ DE CASTRO - SESAU, MARIA DA CONCEIÇÃO SILVEIRA DE ARAUJO - SESAU, JULIETE DA SILVA PEREIRA - SESAU, CYBELLE SOUZA BRANDÃO DOS SANTOS MACHADO - SESAU, PAULA REGINA LIMA DE MORAES PERGENTINO - SESAU, ANA BEATRIZ VASCONCELOS - SESAU, EVELYN SIQUEIRA DA SILVA - SESAU, JULIANA RODRIGUES DA SILVA - SESAU, THAYSA KELLY SOUSA - SESAU
Período de Realização As ações de enfrentamento da sífilis foram intensificadas em março de 2017 e seguem até o momento.
Objeto da Experiência Divulgar o progresso e as dificuldades observadas durante o assessoramento das equipes de saúde e do monitoramento de casos de sífilis no território.
Objetivos Conhecer entraves e potencialidades do processo de trabalho em torno do agravo da sífilis; Aumentar o número de notificações; Ampliar a realização de teste rápido e aplicação da penicilina benzatina nas unidades de saúde; Reduzir o número de casos de sífilis congênita e de morbimortalidade infantil.
Metodologia As ações de enfrentamento da sífilis foram intensificadas no primeiro semestre de 2017, onde foram oferecidos aos profissionais das Unidades Básicas Tradicionais, Estratégia saúde da família e Estratégia Agente Comunitário de Saúde, oficina sobre o perfil epidemiológico da sífilis e no segundo semestre o assessoramento de cada equipe de saúde. Assim, foi conhecido o processo de trabalho envolta da sífilis como: realização de notificação, testagem rápida, aplicação da penicilina benzatina.
Resultados Com as ações desenvolvidas observam-se um aumento considerável de notificações de sífilis adquirida e ampliação das unidades de saúde que passaram a realizar o teste rápido em seus pacientes e de aplicar a penicilina benzatacil. Avaliando os dados epidemiológicos da origem das notificações em 2017, observa-se que houve um aumento de 50% em relação a 2016 nas notificações de sífilis adquirida proveniente das equipes de saúde do território do distrito sanitário VII.
Análise Crítica A problemática da sífilis engloba muitas questões além do processo de trabalho das equipes, como as condições sociais de cada usuário. A evidência de aumento de casos de sífilis, pelas unidades de saúde, possivelmente expõem fragilidades no fazer profissional, em razão da crescente elevação dos casos. Mas, não há outra forma de intervir adequadamente, sem antes conhecer a realidade epidemiológica
Conclusões e/ou Recomendações O assessoramento e monitoramento dos casos de sífilis proporcionam uma melhor avaliação do processo de trabalho de cada equipe de saúde podendo, em curto tempo, identificar os problemas, intervindo para solucioná-los. A excelência na detecção precoce da sífilis, precede o necessário envolvimento de toda a equipe profissional, de modo que todos se enxerguem como sujeitos de transformação da realidade epidemiológica em seu território
|