Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO12a - Diagnóstico e Prevenção do HIV : Conhecimentos e Práticas 

26551 - RASTREAMENTO DO HIV NO PRÉ-NATAL E SEGUIMENTO DA TRANSMISSÃO VERTICAL: CINCO ANOS APÓS A INTRODUÇÃO DO TESTE RÁPIDO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
ANA AMÉLIA NASCIMENTO DA SILVA BONES - UFCSPA/ SMS PORTO ALEGRE-RS, TALES VICENTE SCHEIDE - UFCSPA, AIRTON TETELBOM STEIN - UFCSPA


Período de Realização
Entre novembro/2012 a fevereiro/2018.


Objeto da Experiência
Aplicação do Teste Rápido de HIV no pré-natal pela Atenção Primária à Saúde.


Objetivos
Avaliar a prática do teste rápido para HIV no pré-natal em uma Unidade de Saúde da Família (USF) na região central de Porto Alegre, acompanhada da evolução dos Recém-Nascidos (RN) soro expostos para avaliar a incidência de transmissão vertical.


Metodologia
Estudo transversal, com componentes descritivos e analíticos, desenvolvido por meio da abordagem de série temporal entre novembro de 2012 e fevereiro de 2018, detalhados segundo variáveis selecionadas e aplicados em todos os TR aplicados na USF em mulheres com diagnóstico de gestação e sem diagnóstico prévio de HIV.


Resultados
Foram realizados 1317 TR na população adstrita no território (aproximadamente de 5.000 habitantes), sendo que foram aplicados 347 em 275 gestações. Desses, 12 testes resultaram reagentes para HIV, com 7 para a coinfecção com sífilis. No seguimento dos RNs soro expostos, 9 resultaram negativos, 1 com 10 meses em acompanhamento - até o momento negativo - e 2 perderam seguimento por saída do território de abrangência, sendo notificados ao Comitê de Transmissão Vertical para busca ativa.


Análise Crítica
Comparando a taxa de detecção da amostra em questão com a de Porto Alegre fica evidente a vulnerabilidade da população em estudo. Segundo o Boletim Epidemiológico 2017, em Porto Alegre a taxa de detecção de HIV em gestantes foi de 2% (20 a cada 1000 nascidos vivos) e no Brasil de 0,6%, enquanto na população estudada encontramos 4,3% no período estudado, não considerando gestantes com diagnóstico prévio de HIV.


Conclusões e/ou Recomendações
A USF fez a gestão do cuidado com suporte dos serviços especializados e dos pontos de apoio do território. A experiência mostrou a capacidade da USF - através do vínculo e da longitudinalidade - de garantir o diagnóstico precoce nas gestantes, de acompanhar os períodos de pré e pós-natal e de profilaxia ao RN. Ainda, de apoiar o binômio mãe-bebê e a não amamentação, onde além de um controle clínico da viremia, merece amparo psicossocial.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360