Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO12a - Diagnóstico e Prevenção do HIV : Conhecimentos e Práticas 

22276 - UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS PACIENTES AO DIAGNÓSTICO DE HIV E SUAS IMPLICAÇÕES PARA COM A ADESÃO AO TRATAMENTO.
EUNES DE CASTRO MILHOMEM - INI/FIOCRUZ


Período de Realização
outubro de 2015 a fevereiro de 2017.


Objeto da Experiência
Problematização do significado atribuído ao HIV e sua relação com a adesão à TARV - consequências para o portador do vírus e impasses gerados junto a Saúde Pública.


Objetivos
Analisar os significados atribuídos pelos pacientes ao diagnóstico de HIV e sua implicação para com a adesão ao tratamento.



Metodologia
O estudo constou de uma investigação de campo através de pesquisa clínico-qualitativa, com a utilização de entrevistas abertas e um diário de campo, tendo como participantes os pacientes atendidos no INI. Buscou-se verificar, por intermédio da Análise do Conteúdo, a relação entre os significados atribuídos por estes pacientes ao diagnóstico de HIV e a adesão ao tratamento, sendo elencadas as categorias: punição, preconceito, finitude e adesão.





Resultados
Ao longo da pesquisa, independentemente do entrevistado fazer adesão medicamentosa ou não, aparecem em seus relatos alusões às categorias – punição, preconceito, finitude e adesão. Estas se apoiam nos significados culturais imputados a elas, porém, cada um dos participantes encontrou um significado peculiar a partir de elementos de sua história. Os significados pessoais deram um novo sentido para o diagnóstico de HIV, que por sua vez assumiu papel central frente à adoção da terapia medicamentosa.





Análise Crítica
A relação secular entre o homem e os agentes infecciosos é marcada pela busca de controle ou erradicação das patologias, mas também por significados simbólicos e sociais inscrevendo-se na história subjetiva daquele que recebe o diagnóstico da doença infecciosa (HIV), ganhando um significado singular. A adesão é uma importante resposta da ciência biomédica para o controle da infecção pelo vírus HIV, todavia diversos fatores atravessam esta ação, entre eles o significado atribuído a este diagnóstico.





Conclusões e/ou Recomendações
Os protocolos que visam adesão a TARV devem atender à singularidade de cada indivíduo infectado, pois mesmo compartilhando a representação cultural sobre a infecção e introduzido em sua linguagem o discurso biomédico a respeito da doença, os significados do diagnóstico passarão pelo crivo da subjetividade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360