Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12d - Infecções sexualmente transmissíveis

24348 - A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO ENTRE PROFISSIONAIS E USUÁRIOS PORTADORES DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
NAYARA PEREIRA DOS SANTOS - IFPR, SIDNEI TEIXEIRA JÚNIOR - IFPR, LILIAN CRISTINA CARDOSO - IFPR, TACIANE DE FÁTIMA CAMARGO DE CARVALHO - IFPR


Período de Realização
As práticas transcorreram no período de março a junho de 2017.


Objeto da Experiência
Abordar a importância da formação de vínculo com população acometida por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no contexto da atenção primária.


Objetivos
Descrever a percepção acadêmica na formação de vínculo entre usuário e equipe.


Metodologia
Desenvolveu-se trabalho em grupo, onde discentes realizaram técnicas básicas e atividades educativas à indivíduos portadores de IST, buscando prevenir e promover a saúde desta população. As práticas transcorreram no período de março a junho de 2017, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) situada em um município do interior do Paraná, como parte de componente curricular “Cuidados de Enfermagem em Saúde Coletiva II” do curso de graduação em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná (IFPR).


Resultados
Destaca-se a ausência de vínculo entre usuário e profissional, sendo um reflexo da deficiência de acolhimento e abordagem integral à família. Há casos em que apenas a mulher segue o tratamento, enquanto o cônjuge se nega a fazê-lo. Em outros casos, há desistência do esquema medicamentoso sem que seja realizada busca ativa do caso, determinando o agravamento da patologia e necessidade de reinicio do esquema medicamentoso onerando o tratamento tanto para equipe, quanto para o usuário.


Análise Crítica
A prevenção é o meio mais eficaz para evitar a transmissão das IST. Desta forma, o diálogo educativo e a formação de vínculo são os métodos mais concretos para combater esse o alto índice de disseminação destes agravos.O estabelecimento de vínculo gera um impacto positivo no indivíduo, resultando no sentimento de dignidade e singularidade, facilitando a adesão ao tratamento e, assim, melhorando a sua qualidade de vida.


Conclusões e/ou Recomendações
O foco principal para prevenir agravos das IST é seguir corretamente o tratamento medicamentoso, porém, para haver sucesso, é preciso salientar que a criação de vínculo durante a educação em saúde é a melhor escolha para os profissionais, pois através desta, pode-se educar, conscientizar e prevenir, afinal, buscamos obter uma população digna de ser a protagonista do seu próprio autocuidado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360