Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12d - Infecções sexualmente transmissíveis

21692 - DISTRIBUIÇÃO DO TRATAMENTO DO PARCEIRO DA GESTANTE ACOMETIDA PELA SÍFILIS NO MUNICÍPIO DO RJ, 2011-2016.
FELIPE DE CASTRO FELICIO - UFF, VALDECYR HERDY ALVES - UFF, AUDREY VIDAL PEREIRA - UFF, PAOLLA AMORIM MALHEIROS DULFE - UFF


Apresentação/Introdução
O tratamento do parceiro sexual da gestante com sífilis é de suma importância, pois a falta deste pode invalidar todas as medidas de controle instituídas durante o cuidado pré-natal. Os principais fatores de risco para sífilis gestacional são a falta de informação das pacientes, inexistente do pré-natal, teste para sífilis não realizado e a falta de adesão do parceiro sexual ao tratamento.


Objetivos
Descrever a ocorrência do tratamento do parceiro sexual da gestante acometida pela sífilis no período gestacional, notificadas no SINAN nos anos de 2011 – 2016 no Município do Rio de Janeiro.


Metodologia
Estudo epidemiológico quantitativo com delineamento transversal de base populacional. Dados extraídos do TABNET Municipal, considerou-se o total de casos de Sífilis em Gestante e parceiro tratado no município do RJ, separados por áreas programáticas, notificados nos anos de 2011-2016.


Resultados
Dentre os diversos fatores onde a gestante é considerada inadequadamente tratada, está o indicador de tratamento concomitante com o parceiro. O Município do Rio de Janeiro em 10 Áreas Programáticas (AP), organizações por regiões de planejamento em saúde. Os parceiros das gestantes foram tratados concomitantemente com a gestante nas AP’s 5.2 (46%), 5.1 (44%) e 5.3 (43%), AP 3.3(24%). AP’s 2.2 (36%) e 5.3 (35%) foram mais frequentes onde os parceiros não foram tratados respectivamente. Parceiros com relato de tratamento ignorado ou em branco correspondem em maiores evidencias nas AP’s 3.3 (52%) e 1.0 (49%), impactando na qualidade dos registros dos dados.


Conclusões/Considerações
O grande número de informações ignoradas nas bases de dados oficiais prejudica o planejamento de ações para eliminação da sífilis, sendo de extrema importância a necessidade de melhorar a qualidade dos registros dos profissionais nas bases de dados do sinan. A notificação do parceiro deve ser obrigatória quando se pretende controlar o agravo, devendo ser repensada e concretizada prontamente quando necessário, facilitando a sua realização.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360