Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12k - Doenças respiratorias, gastrointestinais, imunopreveniveis, toxoplasmose e outras infecções

28464 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MENINGITE NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL, NOS ANOS DE 2007 A 2015.
ERIKA DANTAS DIAS DE JESUS - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, NAZARETH ELIAS DA SILVA NASCIMENTO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, ANA CRISTINA GONÇALVES DE OLIVEIRA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE


Apresentação/Introdução
A meningite é uma doença grave e que envolve um processo inflamatório de rápida evolução das membranas que envolvem o cérebro. Devido a sua magnitude e potencial de transmissão é de grande importância a saúde pública.


Objetivos
Esse estudo objetiva descrever o perfil epidemiológico dos casos notificados de meningites em Goiás, entre os anos de 2007 e 2015.


Metodologia
Realizou-se um estudo epidemiológico descritivo e retrospectivo dos casos notificados de Doença Meningocócica (DM) nos períodos de 2007 a 2015 em Goiás.
As variáveis utilizadas foram: sexo, idade, raça, forma clínica, sorogrupo, zona de residência, classificação final, critério de confirmação, evolução do caso, doença pré-existente. Os campos com preenchimento ignorado ou em branco foram somados e apresentados conforme suas proporções.





Resultados
Houve 3.853 casos confirmados de meningite, com taxa média de incidência de 6,9 casos/100 mil habitantes e taxa média de letalidade de 10,9%. A meningite por pneumococos apresentou a maior letalidade (28,7%), seguida da meningite meningocócica (24,6%). Dos casos confirmados de doença meningocócica, a maior ocorrência foi no sexo masculino e em menores de 5 anos. Houve predominância em todos os anos do sorogrupo C, com taxa de incidência média 0,39 casos/100 mil com menor incidência em 2013. Dos casos confirmados com doença pré-existente apresentaram as maiores taxas de letalidade. O critério de confirmação mais utilizado foi o método de cultura de líquido cefalorraquidiano.


Conclusões/Considerações
O perfil epidemiológico mais prevalente foram em crianças menores de 5 anos e adulto jovem, do sexo masculino, com aumento dos casos entre os meses de maio a agosto. O sorogrupo C foi mais predominante. Os pacientes com DM, que declararam ter uma doença pré-existente, apresentaram altas Taxas de Letalidade. A meningite meningocócica apresentou 3ª maior predominância e alta taxa de letalidade. A meningite por pneumococos teve maior Letalidade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360