29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC12k - Doenças respiratorias, gastrointestinais, imunopreveniveis, toxoplasmose e outras infecções |
25835 - ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM UMA REGIÃO DE SAÚDE DA BAHIA: SEGUIMOS FORTALECENDO O SUS ELÂNIA SIRLEY DE OLIVEIRA MORAES SANT' ANA - SESAB, QUÉZIA OLIVEIRA SANTANA ALMEIDA - SESAB, EDY GOMES DOS SANTOS - SESAB, FÁBIO SANT' ANA DE CARVALHO - SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABERABA-BA
Período de Realização Experiência vivenciada no período de março a dezembro de 2017 na Região de Saúde de Itaberaba Bahia.
Objeto da Experiência Apresentar o projeto intitulado Caravana da Qualificação, uma estratégia utilizada por trabalhadores do Núcleo de Saúde Centro Leste, para qualificar a atenção Primária
Objetivos Promover espaços aprendizado e trocas de experiências; Estimular a prática das consultas compartilhadas;dialogar com gestores sobre condições de trabalho; conhecer a realidade vivenciada pelos trabalhadores e gestores municipais ; qualificar a atenção ás pessoas com infecção sexualmente transmissíveis.
Metodologia O Primeiro passo foi Reunir gestores e trabalhadores para levantar dificuldades no diagnóstico e tratamento das IST. O segundo passo consistiu na criação de um projeto de qualificação itinerante nomeado Caravana da Qualificação propondo junto as equipes municipais implementar espaços de educação permanente , utilizando metodologias ativas, realizando estudos de caso, rodas de conversa, estudos dirigidos, e avaliação processual. Já incluindo ações na programação das equipes.
Resultados Aumento na prática das consultas compartilhadas, maior segurança para realização de diagnósticos e tratamentos das IST , menos usuários sendo referenciados para a média complexidade, aumento no número diagnóstico, tratamento e notificação dos casos de sífilis, aumento de unidades básicas fazendo administração de penicilina, maior conhecimento das referências técnicas a cerca da realidade de cada município, melhoria nas relações de apoio institucional de matriciamento.
Análise Crítica O apoio matricial e a Educação Permanente são fundamentais para a reorganização dos processos de trabalho na atenção primária, as equipes relatam as dificuldades em fazer prevenção e promoção da saúde frente a um território adoecido que grita por recuperação. Doenças como gonorreia e sífilis retornando como epidemia nacional .Diante desta realidade precisamos garantir a gestão do cuidado de forma compartilhada e integral e intersetorial.
Conclusões e/ou Recomendações Esta experiência tornou-se uma importante estratégia de ação para aproximação das realidades municipais e apoio às equipes da Atenção Primária. Avaliamos que podemos melhorar os indicadores de saúde quando instrumentalizamos as equipes para a ação. Os resultados da experiência vem repercutido na Região de Saúde sendo aplicadas em outras regiões do Estado. Somos o SUS, e fazer com que ele aconteça da melhor forma em cada cantinho é a melhor forma de defendê-lo.
|