29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC12k - Doenças respiratorias, gastrointestinais, imunopreveniveis, toxoplasmose e outras infecções |
24969 - SURTO DE GASTROENTERITE AGUDA POR CAMPYLOBACTER JEJUNI, MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR, 2017 MARIA FERNANDA POMPÍLIO FERREIRA - DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA -SECRETARIA DE SAÚDE DE CASCAVEL-PR, MARIA CRISTINA BONATO - DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA -SECRETARIA DE SAÚDE DE CASCAVEL-PR, FRANCINE CARVALHO REDIN - DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA -SECRETARIA DE SAÚDE DE CASCAVEL-PR, DANIEL LOSS - SETOR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, 10ª REGIONAL DE SAÚDE-PR, FABIANA KUPKA - NÚCLEO HOSPITALAR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ (HUOP), EDUARDA MARINHO VASCONCELOS - PEDIATRIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ (HUOP), SIMONE PEREIRA DE S. G. RODRIGUES - PEDIATRIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ (HUOP), MÔNICA BARK CORREA BALDEZ - PEDIATRIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ (HUOP), DANIELE AKEMI ARITA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, ROSELANE OLIVEIRA DE SOUZA LANGER - REGIONAL DE SAÚDE DE CASCAVEL, SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Apresentação/Introdução A campilobacteriose humana é uma das doenças envolvidas em surtos alimentares no mundo e associada ao consumo de carne de aves contaminada. Descrevemos o primeiro surto por Campylobacter jejuni conhecido no Brasil, associado a frango contaminado, constituindo-se em alerta para medidas preventivas no controle e eliminação deste patógeno na cadeia de produção e beneficiamento do produto.
Objetivos Descrever surto de gastroenterite aguda por Campylobacter jejuni, ocorrido em domicílio, em dezembro/2017, no município de Cascavel-Pr.
Recomendar medidas de prevenção e controle de doenças diarreicas agudas por Campylobacter jejuni.
Metodologia Realizado estudo descritivo, no período de dezembro de 2017, em Cascavel-Pr, após notificação no dia 09/12/17, de um caso suspeito de botulismo, com antecedente de doença diarreica aguda. A população do estudo foi dois indivíduos de uma mesma família, residentes em área urbana do referido município. As fontes utilizadas neste estudo foram prontuário hospitalar, reunião com equipe médica assistente do caso índice, resultados laboratoriais do Lacen-Pr e informações obtidas da investigação realizada pelas vigilâncias epidemiológica e sanitária do município. Realizado RT-PCR multiplex das amostras humanas e do frango congelado utilizado como matéria-prima no preparo das duas refeições suspeitas.
Resultados Investigação retrospectiva após descartado Botulismo. Caso índice, 10 anos, masculino, com cefaleia e náuseas em 25/11, após 12 horas da ingestão de carne de frango, seguido de diarreia fétida por quatro dias e dor abdominal. Após sete dias, apresentou diminuição de tônus muscular em membros inferiores e superiores, náuseas, cefaleia, vômito, disartria, diplopia e ptose palpebral, sendo internado, evoluindo para cura sem sequelas. Segundo caso, irmã do caso índice, feminino, 7 anos, apresentou dois episódios diarreicos, em 04/12 e 10/12, sendo o segundo, 9 horas após ingestão de frango. Resultado laboratorial da amostra de fezes dos dois casos e da amostra do frango: Campylobacter jejuni.
Conclusões/Considerações Ocorrência de surto alimentar por Campylobacter jejuni e um dos casos evoluiu para manifestações neurológicas, levando à internação hospitalar. A identificação do agente no alimento por RT-PCR multiplex associado ao critério clínico epidemiológico, possibilitou a confirmação do surto. Diante do potencial risco à saúde pública, necessário se faz intensificar ações integradas voltadas para a prevenção e controle em toda a cadeia produtiva.
|

|