29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC12k - Doenças respiratorias, gastrointestinais, imunopreveniveis, toxoplasmose e outras infecções |
24816 - DIMINUIÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL POR CAUSA RESPIRATÓRIA AGUDA NO CHILE. IMPACTO DE PROGRAMA NACIONAL PEDRO ASTUDILLO OLIVARES - RESPIRACHILE, CLAUDIO OLMOS GONZÁLEZ - UNIVERSIDAD ANDRÉS BELLO, SANTIAGO, CHILE, MARÍA PAZ BERTOGLIA ARREDONDO - UNIVERSIDAD DE CHILE, SANTIAGO, CHILE, PEDRO MANCILLA FRITIZ - RESPIRACHILE
Apresentação/Introdução Durante a década de 1980, a Mortalidade Infantil por Infecções Respiratórias Agudas (MIIRA) no Chile, sofreu um aumento. Em 1990, foi criado o Programa Nacional de Infecções Respiratórias Agudas (IRA), cuja principal estratégia foi instalar progressivamente Salas de atenção respiratória nas instalações da Atenção Primária em todo o país, chamadas de “Salas IRA”.
Objetivos Descrever o impacto do Programa IRA sobre a MIIRA no Chile entre 1990 e 2015. Assim mesmo, o estudo pretende analisar o rol que pudessem haver tido o produto interno bruto per capita do país e a educação materna, na descida da mortalidade.
Metodologia O banco de dados de MIIRA, códigos J12-J22 CIE 10, foi analisado e comparado com a evolução da taxa de mortalidade infantil por todas as causas, ao longo do período. Foram criados modelos estadísticos. Uma análise de correlação linear de Pearson foi realizada entre a taxa de mortalidade, os anos de estudo aprovados pela mãe, o produto interno bruto per capita, o número de salas e a taxa de mortalidade, bem como uma análise de correlação múltipla para todas as variáveis envolvidas, a fim de estabelecer quais variáveis poderiam melhor explicar o comportamento da mortalidade, calculando o coeficiente de determinação (r2).
Resultados Durante o período estudado, a taxa da MIIRA diminuiu um 95,1%, queda muito maior que a taxa de mortalidade infantil para todas as causas, que caiu um 60,6% no mesmo período.
O PIB per capita, passou de US $ 2.501 no ano de 1990 para US $ 13.653 em 2015, enquanto a proporção de mães com 13 ou mais anos de estudo aprovado passou de 13% para 38% durante o mesmo período.
Embora todas as variáveis estejam correlacionadas com a MIIRA, ao aplicar uma análise multivariada, observa-se que a única variável que explica significativamente a diminuição desta, é o número de Salas IRA instaladas. (r2 = 0,938, p <0,0001)
Conclusões/Considerações Não obstante, a MIIRA seja de origem multicausal, a diminuição desse indicador está associada estatisticamente à variação do PIB e da escolaridade materna, mas a instalação de Salas IRA é a variável que melhor explica seu declínio. Nesta questão, os programas nacionais de gestão centralizados, mas com a execução descentralizada, ajudaram a obter indicadores próximos aos dos países desenvolvidos, com um orçamento muito mais baixo.
|