29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC12k - Doenças respiratorias, gastrointestinais, imunopreveniveis, toxoplasmose e outras infecções |
24785 - ANALISE DOS DADOS EPIDEMIOLOGICOS DOS CASOS NOTIFICADOS DE ESCORPIONISMO, NO PERIODO DE JANEIRO A NOVEMBRO DE 2017, NO MUNICÍPIO DE TEOFILO OTONI- MG. MARTHA ALVES DE MENEZES - SMS-TO, MARCIA ELIZABETH ALVES OTTONI - SRS-TO
Apresentação/Introdução Os acidentes por escorpionismo são causados pela inoculação de toxinas, através do aparelho inoculador, o chamado ferrão, de escorpiões, que determina as alterações locais e sistêmicas no individuo agredido. A espécie de maior relevância é a Tityus serrulatus, Brasil, 2016. São classificados como leve, moderado e grave e o tratamento é sintomático e o específico é através do soro antiescorpiônico.
Objetivos - Analisar os dados epidemiológicos dos casos notificados de escorpionismo.
- Fazer análise do escorpionismo de acordo com as variáveis: idade, sexo, tipo de agressão, local da agressão, classificação do caso.
Metodologia Trata-se de estudo quantitativo dos casos ocorridos e notificados por escorpionismo, a partir do SINAN, Sistema de Informação de Agravos de Notificação no período de janeiro a dezembro de 2017, no município de Teófilo Otoni-MG. Foram coletados os dados do SINAN, que é devidamente, alimentado pelas notificações e investigações dos casos de escorpionismo, dos quais foram estabelecidas as seguintes variáveis para análise: número de notificações, sexo, faixa etária, zona de ocorrência, classificação dos casos e local da picada.
Resultados Dos 570 casos, a maior frequência foi nos meses de agosto a dezembro, totalizando 322 casos. Segundo Reckziegel, 2013, o período onde ocorre maior incidência é nas épocas quentes e chuvosas do ano. O sexo masculino foi o mais acometido, com 52,5% dos casos. O maior número de casos ocorreu na faixa etária de 20 a 64 anos, com 353 casos, 62,5% do total, sendo a faixa etária de 20 a 34 anos a mais acometida. O acidente por escorpionismo ocorreu, predominantemente, na zona urbana. Segundo a classificação, 80,3% foi do tipo leve e as regiões anatômicas do corpo mais acometidas foram dedo da mão (30,8%), pé (19,8%), mão (15,7%) e dedo do pé (8,4%).
Conclusões/Considerações Acidentes causados por escorpiões são um problema de saúde pública. Em Teófilo Otoni os acidentes foram mais frequentes nos períodos quentes e chuvosos, na zona urbana. A faixa etária mais acometida foi a de 20 a 34 anos e o sexo masculino, o mais evidenciado. O local anatômico mais frequentes foi dedos da mão e o tipo que mais ocorreu foi o leve. De acordo com os dados obtidos e da importância do tema, é necessário reforçar as medidas de prevenção e controle.
|

|