29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC12k - Doenças respiratorias, gastrointestinais, imunopreveniveis, toxoplasmose e outras infecções |
21620 - PERFIL DAS NOTIFICAÇÕES DE GESTANTE COM EXANTEMA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ, NOS ANOS DE 2015 E 2016. JULIANA DE FREITAS AMORIM - FUNDAÇÃO DE SAÚDE DE NITERÓI, CYNTHIA BRAZ MACHADO - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITEROI, ANA LUCIA FONTES EPPINGHAUS - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITEROI
Apresentação/Introdução O Zika vírus é transmitido pela picada do mosquito do gênero Aedes aegypti e Aedes albopictus, por transfusão sanguínea, transmissão vertical e transmissão sexual. Em 2015, se comprovou a associação da infecção na gestação com a ocorrência de microcefalia no concepto. Devido a isso, toda gestante com exantema deve ser investigada para o Zika vírus através da coleta de sangue ou urina.
Objetivos O trabalho tem como objetivo descrever o padrão epidemiológico das gestantes com exantema notificadas no município de Niterói-RJ nos anos de 2015 e 2016.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa- quantitativa com análise das gestantes com suspeita de Zika vírus notificadas e residentes no município de Niterói entre os anos de 2015 e 2016. Para a coleta de dados foi utilizada a ferramenta Tabwin do Sistema de Informação de Agravos de notificação (SINAN) através das notificações de erupções cutâneas não específicas e pela notificação do Zika vírus em gestantes. As variáveis coletadas para análise foram: Unidade de notificação, faixa etária, período gestacional e encerramento. Após a coleta de dados foi realizada uma análise do perfil epidemiológico das notificações e uma análise qualitativa.
Resultados No período de 2015 a 2016 foram realizadas 523 notificações de gestantes com exantema em residentes no município de Niterói. As notificações se iniciaram em outubro de 2015 e teve o pico em fevereiro de 2016. Todas as faixas etárias foram notificadas com predominância entre 20- 34 anos, correspondendo a 65% das notificações. Houve notificação em gestantes em todas os trimestres com predominância no terceiro trimestre. A atenção Básica de Saúde foi a que mais notificou, correspondendo a 235 notificações. Quanto a classificação final das 523 notificações nos anos de 2015 e 2016, 21% foram confirmadas para o Zika vírus e 79% permanecem em investigação.
Conclusões/Considerações Como em apenas 21% dos casos notificados houve a confirmação pelo vírus da Zika, pois a utilização do exame disponível RT-PCR detecta o vírus no máximo até no máximo os dez dias de início de sintomas, é necessário acompanhamento de todas as crianças nascidas de mães com exantema para descartar alterações neurológicas nas crianças nascidas no período.
|