Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12g - HIV/AIDS

27524 - CAUSAS MÚLTIPLAS DE ÓBITOS POR HIV/AIDS OCORRIDOS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO
ERIKA FONSECA CAMARGO MARSICO - HUCFF/UFRJ, KELLY CRISTINA DA SILVA CUNHA - IESC/UFRJ, ERIKA FERNANDESTRITANY - IESC/UFRJ


Apresentação/Introdução
As informações contidas na declaração de óbito(DO)são fundamentais para a compreensão do perfil de morbimortalidade da população e para elaboração de indicadores a partir da causa básica do óbito. Com o aumento da sobrevida e da prevalência das doenças crônicas,tal método pode mostrar limitações,sendo a análise de causas múltiplas de morte mais adequada por considerar todas as causas associadas.



Objetivos
Descrever a mortalidade por HIV/AIDS segundo as causas múltiplas de morte num hospital universitário do município do Rio de Janeiro entre 2013 a 2017.



Metodologia
Foram incluídos no estudo todos os óbitos ocorridos entre 2013 a 2017, com menção de CIDs relacionados à HIV/AIDS (B20 a B24; Z20.6;Z21 e R75) em pelo menos uma das causas de morte descritas na DO, selecionados a partir do sistema de vigilância da mortalidade do hospital. Do total de óbitos ocorridos no período (2465), 43 foram excluídos do estudo por não terem sido inseridos no sistema do hospital. A causa básica foi considerada como a última linha preenchida da Parte I da DO e as causas associadas como sendo todas as outras informadas, inclusive as causas contribuintes da Parte II. Os dados foram apresentados de forma descritiva considerando a análise das menções de causas de morte na DO.



Resultados
Noventa e quatro óbitos tinham pelo menos uma causa mencionada (CM) de HIV/Aids, com mortalidade masculina na razão de 1,84 e idade média de aproximadamente 42 anos para os dois sexos. 71% dos óbitos tiveram HIV/Aids como causa básica (CB), na razão CM/CB de 1,47. A média de diagnósticos por DO foi 3,8. Principais causas associadas quando HIV/Aids foi informada como CB:septicemias (27,4%); pneumonias (8,0%); tuberculose (6,3%). HIV/Aids apareceu como causa associada em 29% das mortes, com as seguintes CB: neoplasias (25,9%); doenças infecciosas e parasitárias (14,8%); doenças do aparelho circulatório (14,8%); doenças do aparelho respiratório (14,8%) e doenças do aparelho digestivo (14,8%).



Conclusões/Considerações
O estudo mostrou o predomínio do HIV/AIDS como causa básica descrita nas DOs, porém a análise unidimensional (somente da causa básica) pode acarretar perda de informações para o perfil de mortalidade e para o planejamento de ações preventivas. A análise das causas múltiplas permite conhecer condições e comorbidades associadas à morte além de exigir melhora na qualidade do preenchimento da sequência de eventos patológicos na DO pelos médicos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360