Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12g - HIV/AIDS

27066 - PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV (PREP): FATORES ASSOCIADOS À NÃO ACEITABILIDADE ENTRE TRAVESTIS E MULHERES TRANSEXUAIS NA BAHIA
FABIANE SOARES - ISC/UFBA, INÊS DOURADO - ISC/UFBA, LUÍS AUGUSTO VASCONCELOS DA SILVA - IHAC/UFBA, LAIO MAGNO - UNEB, AMY NUNN - BROWN UNIVERSITY


Apresentação/Introdução
Novos métodos de prevenção compõem o leque de possibilidades de prevenção combinada ao HIV, sendo a mais recente a Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP). O Brasil tem um dos maiores e mais antigos programas de tratamento do HIV no mundo, e em breve integrará a PrEP no Sistema Único de Saúde para populações com risco acrescido de infecção ao HIV, como travestis e mulheres transexuais.


Objetivos
Este estudo visou investigar fatores associados à não-aceitabilidade de usar a PrEP entre travestis e mulheres transexuais (TrMT) residentes em Salvador/Bahia.


Metodologia
Inquérito sociocomportamental com 127 travestis e mulheres transexuais, com 15 anos ou mais, recrutadas por meio da técnica amostral Respondent Driven Sampling (RDS) entre setembro de 2014 a abril de 2016 em Salvador, Bahia. Utilizou-se análise de classes latentes (LCA) para o constructo aceitabilidade da PrEP. Análise descritiva com testes de chi-quadrado de Pearson e regressão logística usada na estimativa dos odds ratios ajustados.


Resultados
Dados sociodemográficos: solteiras (63,4%), adultas jovens (57,0% < 25 anos), negras (72,2%), com até 8 anos de estudo (26,7%) e renda mensal ≥ R$900,00 (53,9%). Apenas 18,3% (IC95% 7,03–29,7) conheciam a PrEP, mas ao tomarem conhecimento, a aceitabilidade foi alta. Proporções de 2 classes latentes: Classe1: alta aceitabilidade da PrEP (91,3%) e Classe2: baixa aceitabilidade (8,7%). Fatores associados à não aceitabilidade da PrEP: não ser negra (p=0,05), ter renda ≥ R$ 900,00 (p=0,05) e uso inconsistente de preservativos (p=0,02). Na análise multivariada uso inconsistente de preservativos manteve-se associado à não aceitabilidade da PrEP (ORaj=7,98; IC95%:1,15-55,10).


Conclusões/Considerações
O interesse pela PrEP foi elevado, sugerindo que as TrMT podem escolher usar a PrEP quando disponível no Sistema Único de Saúde, inclusive as que fazem uso regular de preservativo. Entretanto, é necessário estudos de implementação da PrEP em diferentes contextos no Brasil e promover maior divulgação do método entre as TrMT.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360