Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12g - HIV/AIDS

24116 - FATORES QUE INTERFEREM NA ADESÃO À PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP) AO HIV: RESULTADOS PRELIMINARES
MARCOS MORAIS SANTOS SILVA - USP, LUCIA YAZUKO IZUMI NICHIATA - USP


Apresentação/Introdução
É alta a incidência do HIV em grupos socialmente vulneráveis como usuários de drogas, profissionais do sexo, jovens entre 17 e 20 anos e homens que fazem sexo com homens (HSH). Uma medida adotada mundialmente para reduzir a transmissão é o uso da Profilaxia Pós-Exposição (PEP).


Objetivos
Caracterizar os usuários que buscam a PEP sexual em suas condição socioeconômica; identificar a percepção dos usuários que buscam a PEP sexual sobre sua vulnerabilidade ao HIV e analisar os fatores da adesão e não adesão à PEP dos usuários.


Metodologia
Estudo transversal, exploratório e descritivo em dois Serviços de Atenção Especializada em DST/AIDS – SAE da secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. População foi constituída por usuários do serviço (homens e mulheres maiores de 18 anos) atendidos na demanda por PEP por motivo de exposição sexual, em amostra de conveniência, tomando-se o período de dois meses, em usuários indicados para quimioprofilaxia. Instrumentos de coleta: o formulário que compõe o Índice de Reprodução Social (IRS), composto de variáveis da dimensão da produção e consumo e o questionário de adesão à PEP. Os dados foram analisados em termos de frequência simples das respostas e testes estatísticos de correlação.


Resultados
Foram entrevistadas 17 pessoas, com predomínio de homens 16 (94,1%) e 8 (47%) HSH. A idade variou de 22 a 41 anos. Em relação ao IRS ficaram divididos entre os grupos (G1 e G2) - usuários com melhores condições de trabalho e moradia. Quanto maior a idade, maior a adesão; quanto maior o número de vezes que os usuários fazem uso da PEP, menor a adesão e está relacionada à presença ou não de efeitos adversos.


Conclusões/Considerações
É boa a condição socioeconômica dos entrevistados; é baixa a percepção sobre o risco de infecção e sua vulnerabilidade ao HIV e são fatores de adesão a idade, os efeitos adversos e a procura recorrente por PEP. É preciso melhorar a estratégia de comunicação entre profissionais de saúde e usuários do serviço de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360