Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12c - Hanseniase

28844 - A COINFECÇÃO TB-HIV NOS SAE NO ESTADO DO CEARÁ
SHEILA MARIA SANTIAGO - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DO CEARÁ, SILVIA HELENA BASTOS DE PAULA - SECRETARIA DA SAUDE DE SAO PAULO, CHRISTIANA MARIA DE OLIVEIRA NOGUEIRA - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DO CEARÁ, VALDERINA RAMOS FREIRE - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DO CEARÁ, PATRÍCIA FLORENÇO SILVA - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DO CEARÁ


Apresentação/Introdução
A tuberculose em pessoas que vivem com HIV/Aids é a condição de maior impacto na mortalidade por TB no país (Brasil, 2013). O Ministério da Saúde, recomenda a oferta de testagens oportunas para todos os portadores de TB, diagnosticar precoce da TB e tratar a infecção latente, iniciar oportuno da terapia antirretroviral nos Serviços de Atenção Especializados (SAE) em AIDS .


Objetivos
Identificar fatores que influenciam o atendimento a Coinfecção TB/HIV no SAE do estado do Ceara.


Metodologia
estudo de campo adotou abordagem qualitativa, descritiva e transversal e foi realizado no universo dos 22 SAE. A coleta de dados foi através de aplicação do instrumento de estrutura e processos onde que foram preenchidos por coordenadores e equipes; foi realizado grupos focais, para identificar conhecimento, necessidades, pontos favoráveis e dificuldades com três segmentos- gestores; profissionais e usuários


Resultados
41% dos SAE é de nível secundário; 68% dos SAE não dispunha de medicamento para tuberculose; 59% dos SAE não busca tuberculose entre seus pacientes; Quanto à capacitação dos profissionais dos SAEs a maioria das unidades possui médicos e enfermeiros capacitados para o manejo da coinfecção TB/HIV, no entanto é preciso avançar na capacitação de profissionais como farmacêuticos, assistentes sociais e psicólogos.


Conclusões/Considerações
É necessário avançar no atendimento a coinfecção TB/HIV nos SAE, e que muitas ações para o alcance destas metas, principalmente relacionados a estrutura dos serviços, estão na governabilidade dos gestores municipais de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360