Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12c - Hanseniase

28684 - O CONVIVER COM PACIENTES PORTADORES DE HANSENÍASE MULTIBACILAR E SUAS REAÇÕES HANSÊNICAS
FABRÍCIA ARAÚJO PRUDÊNCIO - ENSP- FIOCRUZ, SONIA REGINA LAMBERT PASSOS - ENSP- FIOCRUZ


Período de Realização
novembro de 2006 aos dias atuais


Objeto da Experiência
Reações hansênicas em pacientes multibacilares


Objetivos
Relatar a experiência profissional no acompanhamento de pacientes portadores de hanseníase multibacilar que apresentam reações hansênicas antes, durante ou após o tratamento.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência sob o contexto da experiência profissional como Enfermeira da Estratégia Saúde da Família. A detecção ocorria por busca ativa, demanda espontânea e encaminhamentos de dermatologistas, após diagnostico realizava-se notificação, investigação, anotação no livro de registro, administração da dose supervisionada e entrega da medicação para um mês, convocava-se os comunicantes, agendava-se mensalmente o retorno do paciente e a cada 15 dias os que possuíam reações hansênicas


Resultados
Observou-se diversos casos de hanseníase multibacilar e reações hansênicas do tipo 1. Isso impactava no estado emocional dos pacientes que além de receberem a polioquimioterapia, apresentavam efeitos colaterais, ainda tinham que conviver com as medicações para reações, como os corticoides. Associado a esse sofrimento físico e psíquico, estavam atrelados, o medo da doença, a inquietação de saber quem o contaminou, a dúvida da cura, o preconceito, a vergonha e a tendência ao isolamento social.


Análise Crítica
Durante esses anos como Enfermeira da Atenção Básica, observou-se que existem dificuldades, no diagnóstico de novos casos, devido a falta de educação continuada dos profissionais de saúde, a falta de material para os testes adequados e a limitação do serviço da referência. Resultando em pacientes com diagnostico tardio, formas graves de hanseníase, aumento dos graus de incapacidades e as reações hansênicas. Contribuindo de forma negativa na prevalência da hanseníase e nos mantendo ainda como área endêmica


Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se, portanto, que ainda temos que investir na qualificação dos profissionais da Atenção básica, fortalecer a rede de saúde, melhorar a busca ativa de novos casos, investir na educação em saúde, melhorar a qualidade de nossas informações e incentivar as produções cientificas na área para entendermos a dimensão da hanseníase no Piauí e amenizar os transtornos impactados principalmente nos acometidos pela forma multibacilar e que apresentam reações hansênicas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360