27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC12c - Hanseniase |
28367 - BUSCA ATIVA DE PACIENTES COM HANSENÍASE EM PENITENCIÁRIA NO INTERIOR DO CEARÁ: EXPERIÊNCIA EXITOSA PARA A QUEBRA DA CADEIA DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA MYRLA SOARES AGUIAR - CMEPES - UECE, YARA PESSOA SOARES - CMEPES-UECE, VERINEIDA SOUSA LIMA - CMEPES-UECE, ALICE MARIA CORREIA PEQUENO - CMEPES - UECE, MARIANA MONTEIRO PEREIRA - CMEPES - UECE, NAHRA SANTOS REBOUÇAS - CMEPES - UECE, REBECA ALVES DA SILVA ROCHA - CMEPES - UECE, SANDRA MARIA CARNEIRO FLÔR - SECRETARIA DE SAÚDE DE SOBRAL
Período de Realização Estas ações foram realizadas nos meses de Janeiro e agosto de 2016 e em janeiro e Julho de 2017.
Objeto da Experiência Diagnosticar a hanseníase em tempo oportuno em ambientes com aglomeração de pessoas para quebrar a cadeia de transmissão e prevenir as Incapacidades.
Objetivos Relatar as ações de educação em saúde e busca ativa de pessoas com hanseníase em privação de liberdade, realizadas em uma penitenciária no interior do Ceará.
Metodologia Relato de experiência de busca de casos de hanseníase realizadas pela equipe multiprofissional da Referência em Hanseníase de Sobral juntamente com o enfermeiro da unidade prisional, à uma penitenciária, em 2016 e 2017.
A equipe adentrou em conjuntos de celas, esclarecendo os sintomas da doença. Nos que apresentavam os sintomas, realizou-se exames dermatoneurológico e baciloscopia, sendo encaminhados para a médica da referência, dando início ao tratamento.
Resultados Nas quatro ações de busca ativa de casos de hanseníase na penitenciária foram realizados 41 exames dermatoneurológicos, e 17 exames de baciloscopia. Destes, oito tiveram resultado positivo para hanseníase e nove tiveram resultado negativo, sendo que três destes exames negativos foram confirmados como hanseníase, uma vez que baciloscopia negativa não exclui o diagnóstico. Portanto, 11 casos novos de hanseníase foram diagnosticados nesta unidade penitenciária.
Análise Crítica A partir da experiência relatada, pode-se compreender que ações de educação em saúde e de busca ativa podem levar a resultados significativos, como o diagnóstico de casos antes silenciados, com a quebra da cadeia de transmissão, impedindo a proliferação da doença. Pessoas com a doença já instalada tiveram acesso ao conhecimento, ao diagnóstico, e ao tratamento, importantes preditores para a redução de sequelas, do estigma, e do preconceito característico da doença.
Conclusões e/ou Recomendações As ações realizadas contribuíram para a redução da dificuldade do acesso aos serviços de saúde. A busca ativa deve ser o modo de detecção de novos casos, pois embora a hanseníase tenha cura, o não diagnóstico em tempo oportuno pode gerar incapacidades físicas e sequelas psicológicas que permanecem por toda a vida, aumentando o estigma e o preconceitos dos que convivem com esta doença.
|