Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12c - Hanseniase

28060 - ASPECTOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS COM A HANSENÍASE: PARTICIPAÇÃO SOCIAL, AUTOESTIMA E DEPRESSÃO: ESTUDO OBSERVACIONAL DE CORTE TRANSVERSAL
LILIAN PINHEIRO RODRIGUES DO NASCIMENTO - IOC, ANNA MARIA SALES - IOC, ERIKA MARIA KOPP XAVIER DA SILVEIRA - UFRRJ, FABIANE FROTA DA ROCHA MORGADO - UFRRJ, XIMENA ILLARRAMENDI - CDTS


Apresentação/Introdução
A hanseníase, doença infectocontagiosa crônica, curável, produz neuropatia periférica podendo afetar olhos, mãos e pés. Pode provocar, mesmo nos pacientes considerados curados, limitação da capacidade para o trabalho, restrição da participação social, estigma e preconceito. São escassos os estudos que avaliam o efeito da doença, por vezes incapacitante, na vida dos indivíduos acometidos.


Objetivos
Avaliar aspectos psicossociais de pessoas atingidas pela hanseníase acompanhadas no Ambulatório Souza Araújo (ASA), Fiocruz.


Metodologia
Foram entrevistados adultos com mais de dois meses de poliquimioterapia (PQT), ou em acompanhamento pós alta da PQT no período de 2016-2017. Os instrumentos utilizados foram: escala de participação (EP), escala de autoestima de Rosemberg (EAR) e Inventário de depressão de Beck (BDI). Os escores totais de cada escala foram categorizados: EP: Sem restrição significativa <13, Restrição leve a moderada =13-33, Restrição severa a extrema >34; BDI: Mínimo =0-11, Leve 12-19, Moderado= 20-35 e Grave =36-63; EAR: Satisfatória >30 e insatisfatória =0-30 pontos. Utilizados a correlação de Spearman, o teste de Mann-Whitney e o teste de 2 para avaliar correlação e associação entre variáveis.


Resultados
Recrutadas 183 pessoas, 6 não aceitaram o convite, 12 excluídos, resultando em um total de 165 indivíduos analisados (69% homens, 42,4% pardos, com idade média de 48,7±15,3, 19% com menos de 5 anos de estudo e 83% multibacilares). Apenas dois casos tiveram escore <20 na EAR, e embora não significativa, somente homens tiveram restrição grave na participação. Após exclusão dos casos com <5 anos de estudo, observou-se correlação inversa moderada (=-0,695, p<0,01) entre as escalas BDI e EAR, mas não houve correlação com a EP, nem com idade ou anos de estudo. Não foi observada associação das escalas com gênero, ocupação, grau de incapacidade física, presença de feridas ou intercorrências.


Conclusões/Considerações
Estudos demonstram que depressão e baixa autoestima são comuns entre os pacientes atingidos por hanseníase e que podem atuar negativamente na sua participação social. A falta de associação entre estes constructos e fatores sociodemográficos ou clínicos que poderiam impactar nos aspectos psicossociais avaliados, pode ser devida ao cuidado próximo dos pacientes pela equipe multidisciplinar do ASA, que colaborou com a resiliência dos pacientes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360