29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC12j - HIV/AIDS e co-infecção TB/HIV |
27884 - PACIENTE COM TUBERCULOSE, HIV E AIDS: RETROSPECTIVA DE UMA DÉCADA (2007 -2016) YARA PESSOA SOARES - UECE, MYRLA SOARES AGUIAR, - UECE, VERINEIDA SOUSA LIMA, - UECE, VERILANDA SOUSA LIMA, - UECE, TAINÁ MACEDO DO VALE, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, JOÃO AGOSTINHO NETO, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARIANA MONTEIRO PEREIRA, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, NAHRA SANTOS REBOUÇAS, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, REBECA ALVES DA SILVA ROCHA, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ALICE MARIA CORREIA PEQUENO, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Apresentação/Introdução A prevalência das doenças e modo como elas se comportam na sociedade é algo essencial para uma diretriz clínica efetiva. Logo, entender como a tuberculose se relaciona com o HIV e a doença promovida por este vírus é fundamental para o acompanhamento e avaliação dos microprocessos e macroprocessos da assistência na saúde pública.
Objetivos Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes notificados e confirmados de tuberculose com positividade para HIV/AIDS no período de 2007-2016.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo com abordagem quantitativa retrospectiva. Utilizou-se o DATASUS para consulta de informações epidemiológicas. O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão e elaboração de programas de ações de saúde. Assim, realizou-se o levantamento de dados sobre o perfil epidemiológico da população com tuberculose e com HIV/AIDS, no estado do Ceará, no período de 2007 a 2016, com as variáveis: sexo, idade, positividade para HIV/AIDS. Tabuladas as informações, passou-se à análise e comparação desses dados com os advindos da literatura, traçando-se padrões e tendências.
Resultados Todo paciente portador de Tuberculose deve realizar a testagem de HIV, partindo desta condição, observou-se que dos 35.805 casos notificados e confirmados entre os anos de 2007-2016 um total de 41,6% não realizaram.R, ressalta-se ainda que menos de 1% dos que realizaram apresentaram positividade. Logo, considerando apenas os casos notificados com HIV ou AIDS positivo, obteve-se 2.246 (6,3%) pacientes, destes a faixa etária mais comum correspondeu a de 20-39 anos com 1.343 (60%) e a de 40-59 anos com 750 (33%). Já em relação ao sexo, o masculino representou 73,5% (1.652) e o feminino 26,5% (594), tendo o sexo feminino um aumento perceptível ao longo dos anos.
Conclusões/Considerações Os dados demonstraram que a relação entre tuberculose e HIV/AIDS é uma realidade, porém, a testagem de HIV considerada um protocolo obrigatório para cada caso notificado não está sendo realizada em sua totalidade. Além disso, considerando os pacientes com tuberculose e HIV/AIDS positivos observou-se uma predominância da faixa-etária jovem, sendo em sua maioria do sexo masculino, mas com um aumento ao longo dos anos nos casos no sexo feminino.
|