Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12j - HIV/AIDS e co-infecção TB/HIV

27884 - PACIENTE COM TUBERCULOSE, HIV E AIDS: RETROSPECTIVA DE UMA DÉCADA (2007 -2016)
YARA PESSOA SOARES - UECE, MYRLA SOARES AGUIAR, - UECE, VERINEIDA SOUSA LIMA, - UECE, VERILANDA SOUSA LIMA, - UECE, TAINÁ MACEDO DO VALE, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, JOÃO AGOSTINHO NETO, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARIANA MONTEIRO PEREIRA, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, NAHRA SANTOS REBOUÇAS, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, REBECA ALVES DA SILVA ROCHA, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ALICE MARIA CORREIA PEQUENO, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ


Apresentação/Introdução
A prevalência das doenças e modo como elas se comportam na sociedade é algo essencial para uma diretriz clínica efetiva. Logo, entender como a tuberculose se relaciona com o HIV e a doença promovida por este vírus é fundamental para o acompanhamento e avaliação dos microprocessos e macroprocessos da assistência na saúde pública.


Objetivos
Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes notificados e confirmados de tuberculose com positividade para HIV/AIDS no período de 2007-2016.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo com abordagem quantitativa retrospectiva. Utilizou-se o DATASUS para consulta de informações epidemiológicas. O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão e elaboração de programas de ações de saúde. Assim, realizou-se o levantamento de dados sobre o perfil epidemiológico da população com tuberculose e com HIV/AIDS, no estado do Ceará, no período de 2007 a 2016, com as variáveis: sexo, idade, positividade para HIV/AIDS. Tabuladas as informações, passou-se à análise e comparação desses dados com os advindos da literatura, traçando-se padrões e tendências.


Resultados
Todo paciente portador de Tuberculose deve realizar a testagem de HIV, partindo desta condição, observou-se que dos 35.805 casos notificados e confirmados entre os anos de 2007-2016 um total de 41,6% não realizaram.R, ressalta-se ainda que menos de 1% dos que realizaram apresentaram positividade. Logo, considerando apenas os casos notificados com HIV ou AIDS positivo, obteve-se 2.246 (6,3%) pacientes, destes a faixa etária mais comum correspondeu a de 20-39 anos com 1.343 (60%) e a de 40-59 anos com 750 (33%). Já em relação ao sexo, o masculino representou 73,5% (1.652) e o feminino 26,5% (594), tendo o sexo feminino um aumento perceptível ao longo dos anos.


Conclusões/Considerações
Os dados demonstraram que a relação entre tuberculose e HIV/AIDS é uma realidade, porém, a testagem de HIV considerada um protocolo obrigatório para cada caso notificado não está sendo realizada em sua totalidade. Além disso, considerando os pacientes com tuberculose e HIV/AIDS positivos observou-se uma predominância da faixa-etária jovem, sendo em sua maioria do sexo masculino, mas com um aumento ao longo dos anos nos casos no sexo feminino.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360