Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12j - HIV/AIDS e co-infecção TB/HIV

27406 - CO-INFECÇÃO TB/HIV/AIDS NA REDE ASSISTENCIAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, 2008 A 2013.
GABRIELA FONTE PESSANHA - UFRJ, REJANE SOBRINO PINHEIRO - UFRJ, TÂNIA GUILLEM - UFRJ, GISELE OLIVEIRA - FIOCRUZ, MARLI ROCHA - MS


Apresentação/Introdução
A co-infecção TB/HIV representa um grande desafio para saúde pública, levando em consideração que a TB é a principal causa de óbitos em indivíduos com AIDS. Essa analise ainda não é realizada pelos serviços de saúde e a utilização dessas novas informações possibilita o desenvolvimento de instrumentos que auxiliem a compreensão de possíveis falhas na detecção e tratamento destes casos.


Objetivos
O presente estudo objetiva analisar a co-infecção TB/HIV, no município do Rio de Janeiro (2008 a 2014), levando em conta a subnotificação e a indentificação desses casos nos programas de AIDS e Tuberculose.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo e longitudinal da co-infecção TB/HIV no município do Rio de Janeiro, no qual relacionaram-se as bases de dados SINAN-AIDS, SINAN-TB, SISCEL, SICLOM e SIM.


Resultados
Entre os anos de 2004 e 2013, foram identificados 6.525 casos novos de pacientes com TB coinfectados com o HIV no município do Rio de Janeiro. O relacionamento dos bancos apontou uma subnotificação de casos de coinfecção de 10%. Dos coinfectados, o AIDS foi identificado primeiro no programa de AIDS para 53,8% dos casos, primeiro no programa de TB para 42% dos casos e concomitantemente (no mesmo dia) em 3,69% dos casos. Proporcionalmente, o programa da AIDS identificou primeiro os casos mais jovens e os coinfectados pelas formas extrapulmonar e mista da TB. Não se observou diferença para os sexos e em 14% dos casos não se conhecia o resultado do exame de HIV.


Conclusões/Considerações
A menos que os intervalos sejam muito elevados, uma grande parte dos coinfectados estão sendo identificados no programa da TB, o que pode estar apontando para uma captação tardia e uma perda da oportunidade de tratamento precoce dos portadores do HIV, sendo de grande importância a analise e compreensão destes casos para a linha de cuidado de tuberculose e AIDS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360