Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12j - HIV/AIDS e co-infecção TB/HIV

26313 - HIV/AIDS ENTRE OS USUÁRIOS DE DROGAS DA REDE DE SAÚDE MENTAL DA CIDADE DE FORTALEZA-CE
FERNANDA PIMENTEL DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA-UNIFOR, MARIA JULIANA FIRMINO SIQUEIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA-UNIFOR, FRANCISCA LUCÉLIA RIBEIRO DE FARIAS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA-UNIFOR, NATANIELY CARDOSO DA SILVA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA-UNIFOR, ROSENDO FREITAS DE AMORIM - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA-UNIFOR


Apresentação/Introdução
O relato de pesquisa desenvolvido pelos autores aborda sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) entre os usuários de drogas com problemas mentais. A relevância destaca-se pela necessidade de identificar o conhecimento da patologia entre os mesmos.Apenas no meio acadêmico e de pesquisadores o assunto é tratado, mas a situação real é preocupante.


Objetivos
Identificar o conhecimento sobre HIV/ AIDS e o comportamento sexual entre os usuários de drogas da rede de saúde mental na cidade de Fortaleza- ce


Metodologia
Pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória que foi realizada no CAPS-AD pertencente a Secretaria Regional VI da cidade de Fortaleza e na Unidade de Desintoxicação e no Elo da Vida, serviços de um hospital publico de saúde mental, pertencente a Secretaria Estadual de Saúde. Foi realizada entrevista semi estruturada,. a observação e o grupo focal.Os critérios de Inclusão foram pacientes maiores de 18 anos de idade,usuários de drogas, portadores ou não do HIV/AIDS,e aqueles que aceitaram participar do estudo.A pesquisa foi realizada no período de Agosto a Novembro de 2017; os participantes da pesquisa deram sua anuência através do TCLE


Resultados
Foram entrevistados 22 usuários; maioria conhecia a patologia e 15 já haviam realizado o exame Anti- HIV todos com resultado negativo; 19 deles relataram ter receio sobre a doença devido ao preconceito e por ser uma patologia incurável. Estudos afirmam que os usuários de drogas estão mais expostos a situações de risco sexual,devido a praticas de sexo desprotegidas( sexo por droga ou dinheiro, relação anal e não- uso de preservativo.


Conclusões/Considerações
Concluímos desta forma que os usuários de drogas são vulneráveis para contaminação do HIV, pois mesmo conhecendo sobre o assunto, ficam expostos a situações de risco. A doença mental pode contribuir para exposição ao HIV,por apresentarem dificuldade de estabelecer uniões estáveis,estar com juízo crítico prejudicado, hipersexualidade, impulsividade e baixa auto-estima.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360