Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12j - HIV/AIDS e co-infecção TB/HIV

22487 - QUALIDADE DE VIDA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS: APLICAÇÃO DAS ESCALAS WHOQOL BREF HIV E WHOQOL OLD.
PAMELLA ROCHA CORTEZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO(UNIRIO), RODOLFO CASTRO - INI/FIOCRUZ, BEATRIZ GRINSZTEJN - INI/FIOCRUZ, LUCIANE VELASQUE - PPGENF-UNIRIO/INI-FIOCRUZ, VALDILEA VELOSO - INI/FIOCRUZ, RAQUEL DE BONI - NI/FIOCRUZ, LIVIA VALENTIM LOPES - UNIRIO


Apresentação/Introdução
O Brasil garante, através do SUS, o acesso universal e gratuito aos antirretrovirais (ARVs) desde 1996. Com isso, estudos mostraram a redução do coeficiente de mortalidade em 37,6%, entre 1996 e 2008 e consequentemente, um aumento da expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS. Assim, novas perguntas surgem sobre a qualidade de vida dessas pessoas que tiveram um aumento na sobrevida.


Objetivos
Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) em pessoas vivendo com HIV (PVHIV) atendidas em um centro especializado no Rio de Janeiro.


Metodologia
Tratou-se de um estudo transversal com pacientes portadores de HIV acompanhados na coorte de pacientes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O estudo foi realizado no período de julho de 2014 a setembro de 2016. Para o estudo foram entrevistadas 1526 pessoas. Como instrumento foi utilizada a escala WHOQOL BREF HIV, associada nos indivíduos com idade maior do que 60 anos, à WHOQOL OLD. O modelo de regressão GAMMA foi utilizado para verificar a associação de variáveis sociodemográficas e clinicas com a QVRS.


Resultados
Entre os 1526 respondentes, 42,3% tem menos de 40 anos de idade, 64,4% do sexo masculino, 61,9% solteiro, 53,2% nunca tiveram sentimento de ansiedade/depressão, 52% tem HIV há mais de 10 anos. As variáveis que se mostraram um aumento, estatisticamente significativo (p<0,001) com a QVRS foram escolaridade, contagem de células CD4. Já para os indivíduos que se consideram ansiosos, a qualidade de vida apresentou uma redução significativa (p<0,05). Ao avaliar os idosos com HIV, o questionário WHOQOL OLD foi respondido por 79 participantes e percebeu-se que dos domínios acrescentados bom funcionamento sensorial foi o de mediana mais baixa (9,0) e o de mais alta foi o de intimidade (18).


Conclusões/Considerações
É possível pensar em estratégias para melhorar os fatores que influenciam na qualidade de vida, de forma a dar suporte nos sentimentos psicológicos, melhorar o conhecimento do paciente sobre a doença de forma a ser aplicado pelas equipes multiprofissionais diretamente ligadas ao cuidado desses pacientes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360