Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12f - Educação, assistência e cuidado em doenças transmissíveis 

27887 - A REALIZAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA O HIV ENTRE PESSOAS VIVENDO EM SITUAÇÃO DE RUA NUMA ÁREA PROGRAMÁTICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
PATRICIA DOS SANTOS DA COSTA - ENSP/FIOCRUZ, NÁDIA CRISTINA PINHEIRO RODRIGUES - ENSP/FIOCRUZ, MÔNICA KRAMER DE NORONHA ANDRADE - ENSP/FIOCRUZ, VINÍCIUS RODRIGUES FERNANDES DA FONTE - PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, CÉSIO SOTERO DOS SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, RAÍSSA VALÉRIA BRANCO BAHIA - PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO


Apresentação/Introdução
O Brasil assumiu como compromisso global de enfrentamento ao HIV que até o ano 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV conheçam sua sorologia, 90% das diagnosticadas com HIV iniciem a terapia antirretroviral e que 90% das que recebem terapia antirretroviral tenham supressão viral. As pessoas em situação de rua são peças chave no enfrentamento da epidemia devido às suas diversas vulnerabilidades.


Objetivos
O objetivo geral desse estudo é identificar a realização de teste rápido para o HIV entre pessoas vivendo em situação de rua numa área programática do município do Rio de Janeiro, entre os anos de 2014 e 2016.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, documental e quantitativo. A coleta dos dados se deu através do livro de controle de realização de testes rápidos, e foi realizada pela equipe de Consultório na Rua (eCR) do Jacarezinho, pertencente à Coordenação de Área Programática (CAP) 3.2, que abrange 23 bairros do Município do Rio de Janeiro. O período da análise foi de abril de 2014 à dezembro de 2016. A análise dos dados foi realizada através da frequência simples e percentual total.


Resultados
Dentre as 736 pessoas vivendo em situação de rua cadastradas no período em análise, foram realizados 498 testagens para o HIV, sendo 466 (93,57%) dos resultados não reagentes para o HIV e 32 (6,43%) reagentes para o HIV. A taxa de incidência do período foi de 4347 casos por 100.000 habitantes. A razão entre os sexos foi de 0,9 casos em homens para um caso em mulheres.


Conclusões/Considerações
O HIV é concentrado na população em situação de rua, necessitando de maciço investimento de políticas sociais e de saúde no enfrentamento à epidemia. As mulheres que vivem em situação de rua mostram-se ainda mais vulneráveis. Trata-se de uma população negligenciada, carente de acesso aos serviços, em especial os de saúde, e que sofre por preconceitos e julgamentos morais, sociais e institucionais, além das mais diversas formas de violência.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360