Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12f - Educação, assistência e cuidado em doenças transmissíveis 

25752 - BATE PAPO SOBRE SEXO: UMA EXPERIÊNCIA NO AMBULATÓRIO DE HIV/AIDS
THAÍS DIAS DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO


Período de Realização
A experiência foi realizada no ano de 2015 de março a dezembro durante meu estágio acadêmico.


Objeto da Experiência
Pessoas que aguardavam na sala de espera do ambulatório de infectologia, tais como usuários soropositivos, familiares, amigos e equipe profissional.


Objetivos
Ampliar o debate sobre sexo e sexualidade no ambulatório de HIV/AIDS; Discutir crenças e tabus em relação à temática; Identificar as dificuldades vivenciadas pelos pacientes em relação a sexualidade; Reconhecer as dificuldades de lidar com a temática sexualidade, buscando estratégia para superar.


Metodologia
O grupo ocorria quinzenalmente na sala de espera do ambulatório de Infectologia com duração de 2 horas. O público-alvo era composto por pacientes, familiares e equipe profissional que se reuniam para discutir e compartilhar experiências e questões que atravessam às temáticas sexo e sexualidade, estes poderiam ser propostos pelos participantes.Pesquisas eram realizadas previamente para enriquecer o debate e subsidiar as discussões, além de reuniões de equipe ocorriam antes e depois do grupo.


Resultados
Durante o período em que participei como coordenadora do grupo a experiência oportunizou a discussão e reflexão sobre aspectos culturais, sociais, econômicos, políticos que refletem no modo como as pessoas vivem sua sexualidade na sala de espera. Atrelado as reflexões realizadas, foi possível estimular medidas de promoção e prevenção a saúde além de possibilitar aos profissionais e estagiários rever condutas e desenvolver habilidades necessárias ao cotidiano de sua prática.


Análise Crítica
Analiso a experiência proporcionada pelo grupo pela ótica da integralidade, que compreende os envolvidos para além da condição sorológica, considerando os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos nos quais estão inseridos. Outras características fundamentais do grupo são a participação democrática com os atores sociais envolvidos; estimulo a construção da autonomia e protagonismo; a desconstrução de tabus relacionados a sexo e sexualidade; a desconstrução de preconceitos e etc.


Conclusões e/ou Recomendações
A experiência proporcionada por este grupo refletiu na formação profissional que além de possibilitar maior aproximação com a temática HIV/AIDS, trouxe também aproximação com temas como sexo e sexualidade, permitindo a desconstrução de tabus. As contribuições para a saúde coletiva são o exercício da gestão e participação democrática, do respeito a diversidade, do compromisso com os princípios do SUS, do respeito para os usuários do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360