28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC12f - Educação, assistência e cuidado em doenças transmissíveis |
23528 - ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA TUBERCULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA FABIANA FERREIRA KOOPMANS - UERJ E UNISUAM, ALINE SILVA RIBEIRO - FENF/UERJ, DAIANE NUNES PIO - FENF/UERJ, CLEIDE GONÇALO RUFINO - UNISUAM, PATRÍCIA DE SOUZA - UNISUAM, HELENA PORTES SAVA DE FARIAS - UNISUAM, JULIANA FERNANDES - FENF/UERJ
Período de Realização Projeto de extensão desenvolvido há mais de cinco anos, pela FENF/UERJ.
Objeto da Experiência O projeto de extensão atua com alunos desenvolvendo atividade com pacientes suspeitos e com diagnóstico de Tuberculose.
Objetivos Realizar ações educativas, de rastreamento, cuidado e acompanhamento de pacientes diagnosticados ou não de tuberculose, em Unidade Básica de Saúde, em conjunto com a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FACENF/UERJ).
Metodologia O projeto de extensão atua na Unidade Básica de Saúde através de ações educativas, salas de espera, acompanhamento de pacientes diagnosticados com tuberculose, acompanhamentos na realização de exames como PPD e Baciloscopia,todos utilizando uma metodologia problematizadora, a fim de realizar vínculo e mair aproximação dom o usuário. Utiliza-se também coleta de dados através de questionários para analisar o conhecimento da população sobre a doença.
Resultados Os resultados perpassam pela atuação do projeto em três Unidades Básicas de Saúde do município do Ri de Janeiro. Os resultados parciais do ano de 2015 a 2017 perpassam com o número de 36 salas de espera, quatro encontros educativos realizados com crianças e adolescentes em uma Escola Municipal, 67 pacientes com diagnostico de tuberculose acompanhados nas Consultas de Enfermagem, entre outras atividades, como realização de exames como PPD e baciloscopia.
Análise Crítica Com o trabalho realizado identificamos progressos como maior adesão das pessoas nas consultas de enfermagem e médica de tratamento da tuberculose. A proposta utilizada no projeto é de informar, acolher, e conseguir maior adesão e interação dos pacientes como a busca de faltosos com telefonemas, realização de cafés interativos nos grupos sobre a doença e nas consultas de enfermagem.Entretanto precisa-se ampliar sua atuação com as equipes das Unidades de Saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que o trabalho possibilitou uma colaboração importante na formação dos alunos e no aprendizado e informação da comunidade, fazendo com que sejam rompidos preconceitos quanto à doença e que aumente a forma de cuidado de acordo com a clínica ampliada. Recomenda-se maior abrangência deste tipo de trabalho em outros locais e serviços.
|