Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12f - Educação, assistência e cuidado em doenças transmissíveis 

21393 - TUBERCULOSE NA ÓTICA DE PROFISSIONAIS DO CONSULTÓRIO NA RUA
PAULA HINO - UNIFESP, RENATA FERREIRA TAKAHASHI - USP, MARIA RITA BERTOLOZZI - USP, ALINE APARECIDA MONROE - USP, KAREN MENDES JORGE DE SOUZA - UNIFESP, TANIA MARIA RIBEIRO MONTEIRO DE FIGUEIREDO - UEPB


Apresentação/Introdução
As PVSR constituem um grupo vulnerável ao adoecimento por tuberculose, devido às condições sociais de vida e saúde. Por ser uma doença negligenciada e de baixa visibilidade social, a Tb representa um desafio, não só pelo contexto de vida das PVSR, mas também pela maior viabilidade de transmissão face ao modo de viver.


Objetivos
analisar as percepções dos profissionais de saúde de equipes de CnaR sobre as pessoas com TB que vivenciam situação de rua e identificar as ações de controle da Tb voltadas a esse segmento social.


Metodologia
Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, realizado com 17 profissionais do CnaR. O critério de inclusão foi ter no mínimo três meses de atuação na equipe. Os dados foram coletados nos meses de novembro e dezembro de 2016, mediante entrevista com roteiro semiestruturado. Os depoimentos foram gravados em aparelho digital, transcritos e submetidos ao método de análise de discurso proposta por Fiorin, extraindo-se frases temáticas que apoiaram a construção de duas categorias analíticas: “Significados atribuídos à pessoa com tuberculose que vivencia a situação de rua” e “O controle da tuberculose na rua”. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética com parecer de número 1.553.500.


Resultados


Quanto o perfil das PVSR verificou-se uso abusivo de álcool e/ou outras drogas, constante mudança de território, imediatismo e falta de autoestima, que comprometem o cuidado com a saúde e a adesão ao tratamento da Tb. A análise das categorias permitiu identificar as percepções dos profissionais do CnaR, assim como identificar ações de controle da Tb voltadas a esse segmento social. Os significados atribuídos ao controle da Tb mostraram a importância das ações realizadas pela equipe de rua, seja ao prestar atendimento às pessoas, ao melhorar o acesso aos serviços de saúde e equipamentos sociais ou mesmo realizando encaminhamentos para outros equipamentos sociais ou de saúde.



Conclusões/Considerações
O estudo mostrou que as condições de vida das PVSR as tornam mais vulneráveis ao adoecimento e morte pela Tb, face às dificuldades que enfrentam para acessar os serviços de saúde e realizar o tratamento. Por outro lado, a atuação de uma equipe de profissionais capacitados para atender as necessidades desse grupo pode contribuir para diminuir tal vulnerabilidade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360