Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12f - Educação, assistência e cuidado em doenças transmissíveis 

21363 - AVALIAÇÃO DE CUSTO-EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE TESTAGEM E VINCULAÇÃO DE HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS, NA CIDADE DE CURITIBA/PR
VANDA COTA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, RAQUEL TORRES - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, CARLOS CARVALHO - FIOCRUZ/MANAUS, RAQUEL MIRANDA - CONSULTORA, ELINA SAKURADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE CURITIBA, CRISTIANE NAKAMURA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA, MARLY CRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA


Apresentação/Introdução
O projeto A Hora é Agora (AHA) foi criado para ampliar o acesso à testagem do HIV em homens que fazem sexo com homens (HSH), oferecendo testes rápidos de punção digital em: trailer, ONG, Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) e no Consultório na Rua (CR); além de distribuir testes de fluido oral (e-testing) e fortalecer a vinculação dos casos positivos (linkagem) aos serviços de saúde.


Objetivos
Esse estudo teve como objetivo desenvolver uma avaliação de custo-efetividade das diferentes estratégias de testagem do AHA, em Curitiba/PR que, por sua vez, visava ampliar a detecção da infecção pelo HIV em HSH e vinculação precoce ao tratamento.


Metodologia
O estudo realizou uma análise retrospectiva de custos em todas as unidades de testagem do AHA, além da estratégia de comunicação. Foram estimados os custos anuais por estratégia; tipo de financiamento; componentes da intervenção; custos por teste; custo por teste reagente; custos por HSH testado; custos por HSH com teste reagente e custo por HSH vinculado ao serviço. Os dados foram coletados através de registros contábeis e de despesas da SMS e do projeto; e através do Portal da Transparência de Recursos Públicos Federais. Dados adicionais foram coletados através de entrevistas com informantes-chave de cada estratégia para descrição da estrutura e funcionamento das atividades realizadas.


Resultados
Os custos por teste variam de R$138 a R$1469, sendo o trailer a estratégia de menor custo e o CR maior; os custos por teste reagente variam de R$2797 a R$40810, sendo o COA de menor custo e o e-testing maior.
Os custos por HSH testados variam de R$442 a R$9472 sendo o trailer o de menor custo e o CR maior; os custos por HSH com testes reagentes foram menores no COA e maiores no e-testing; e os custos por HSH que aceitaram o serviço de linkagem foram menores no COA e maiores na ONG.
O AHA financiou 80% das despesas em todas as estratégias. Os custos com recrutamento e comunicação corresponderam a 36% do total; testagem 25%; vinculação 20%; aconselhamento 13% e treinamento 5%.



Conclusões/Considerações
O trailer possui o menor custo por teste por ser local de fácil acesso da população geral; ao contrário do CR que atende apenas pessoas em situação de rua.
O e-testing apresentou maior custo total, no entanto apresenta baixo custo por HSH testado, o que se justifica pela estratégia de comunicação realizada junto aos HSH. A estratégia mostrou ser uma experiência efetiva que pode ser expandida como estratégia de prevenção e controle do HIV.

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