Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12b - Tuberculose

26784 - AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO DESFECHO DA TUBERCULOSE OCORRIDAS NO MUNICÍPIO DE CACOAL NO PERÍODO DE 2010 -2016.
JESSÍCA RECO CRUZ - FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL, THAYANNE LOTH PASTRO - FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL, ADILA THAIS DE SOUZA - FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL, MAIKY JOSÉ DE OLIVIERA - FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL, GIZELI SILVA GIMENEZ - FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL, THOMAS PIACSEK - FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL, MARTHINA PIACSEK - FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL


Apresentação/Introdução
A tuberculose (TB) é uma das infecções mais prevalentes e com altas taxas de incidências, cerca de 8 a 10 milhões de novos casos, 2 milhões de mortes a cada ano, dos quais 4 milhões apresentam baciloscopia positiva, tornando-se um grande desafio para a Saúde Pública, principalmente nos países emergentes. Segundo a OMS, o Brasil ocupa o 19º lugar entre os 22 países mais afetados pela TB.


Objetivos
Verificar epidemiologicamente o tipo de desfecho dos pacientes que foram inclusos no tratamento da Tuberculose no município de Cacoal, estado de Rondônia no período de 2010 a 2016.


Metodologia
Trata-se de um estudo epidemiológico retrospectivo com abordagem quantitativa e analítica, realizado com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) para identificar o perfil epidemiológico dos aspectos que levam o paciente a sair do programa de tratamento da tuberculose, dentre eles: realizado, cura, abandono, óbito por TB, óbito por outros motivos, transferência, mudança de diagnóstico, TB-DR e falência do tratamento, tratamento diretamente observado (TDO).


Resultados
Dos 207 casos notificados no período temos: 179 (86,47%) de cura; 6 (2,89%) abandono, 6(2,89%) óbitos por TB, 3(1,44%) óbito por outras causas, 7(3,38%) transferência, 3(1,44%) mudança de diagnóstico, 2(0,96%) TB-DR, 1(0,48%) falência do tratamento; em relação ao TDO: 173(83,57%) tiveram seu tratamento observado diretamente, 33(15,9%) não tiveram seu tratamento observado diretamente, 1(0,48%) foi ignorado.


Conclusões/Considerações
Conclui-se que a Atenção Básica do município tem oferecido ações para a adesão ao tratamento da tuberculose com avanço em seu desfecho apresentando resultados satisfatórios dentro do seu campo de atuação, contudo, ainda há deficiências que precisam ser revistas e corrigidas, bem como na oferta de ações voltadas a uma assistência da ESF que poderiam ajudar ainda mais na adesão ao tratamento.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360