Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12b - Tuberculose

25974 - TUBERCULOSE PULMONAR: SINAIS E SINTOMAS PÓS-TRATAMENTO NA REDE BÁSICA DE SAÚDE
JULIANA LEAL RIBEIRO CANTALINO - UFBA, ANTÔNIO CARLOS MOREIRA LEMOS - UFBA, DAVLLYN SANTOS OLIVEIRA DOS ANJOS - UNB, ANA PAULA ANDRADE BARRETO - EBMSP, SUSAN MARTINS PEREIRA - UFBA


Apresentação/Introdução
Em tempos atuais a TB ainda é considerada um grande problema de saúde pública. A identificação de sinais e sintomas residuais em pacientes, que concluem o tratamento da tuberculose, permitirá instituir medidas precoces de tratamento dos mesmos para uma melhor qualidade de vida aos pacientes pós alta.


Objetivos
Descrever os sinais e sintomas presentes após tratamento favorável da tuberculose pulmonar realizado na rede de atenção básica de Salvador-BA.


Metodologia
Trata-se de um estudo populacional, descritivo, quantitativo do tipo transversal. Fizeram parte do estudo todos os indivíduos que apresentaram desfecho favorável (cura ou tratamento completo) ao tratamento da tuberculose pulmonar iniciado na rede primária de saúde do município de Salvador-BA no ano de 2015. Foram coletados dados primários a respeito dos sinais e sintomas relatados pelos pacientes, além da mensuração da capacidade pulmonar através da espirometria. Os dados foram analisados por distritos sanitários.


Resultados
Na rede de atenção primária à saúde do município de Salvador foram identificadas, no ano de 2015, 87 unidades básicas que estavam realizando o atendimento e acompanhamento do tratamento de pacientes com tuberculose. Dos 570 indivíduos elegíveis para o estudo, 300 foram avaliados.Houve uma distribuição homogênea dos casos estudados entre os distritos sanitários do município de Salvador. Os sinais e sintomas relatados mais frequentes foram: tosse seca (26,3%) e falta de ar (23,0%). Das 264 radiografias avaliadas, 46,2% (N=122) apresentaram alterações da capacidade pulmonar e 8,7% (N=23) foram considerados como distúrbio ventilatório inespecífico.


Conclusões/Considerações
A rede básica de saúde é preconizada como a principal porta de entrada para o tratamento da tuberculose, a fim de proporcionar meios que oportunizam o desfecho favorável. Entretanto, foi identificado no estudo que mesmo após realização do tratamento de forma adequada muito indivíduos permanecem com sinais e sintomas que podem interferir na qualidade de vida dos mesmos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360