Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12b - Tuberculose

24847 - DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE EM PORTO VELHO-RO
NATHALIA HALAX ORFÃO - UNIR, TATIANE CABRAL SIQUEIRA - UNIR, MELISANE REGINA LIMA FERREIRA - UNIR, RAFAELE OLIVEIRA BONFIM - EERP/USP, CAROLINE LOPES VIEIRA - UNIR, LORENA TEIXEIRA DA SILVA - UNIR, MARIA CECÍLIA COSTA FELIPINI - UNIR, THAÍS BOMFÁ DE OLIVEIRA - UNIR, CLEONI ALVES MENDES DE LIMA - LACEN-RO, NILDA DE OLIVEIRA BARROS - SEMUSA


Apresentação/Introdução
O diagnóstico da tuberculose (TB) deve ser realizado precocemente por meio da avaliação clínica e exames complementares, a fim de permitir a interrupção da cadeia de transmissão e início imediato do tratamento da doença.


Objetivos
Este estudo teve como objetivo analisar o diagnóstico dos portadores de tuberculose no município de Porto Velho-RO.


Metodologia
Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, do tipo transversal e abordagem quantitativa. Para tal, realizou-se um levantamento das variáveis clínicas (tipo de caso, forma clínica e exames diagnósticos) no Sistema de Sistema de Informação de Agravos de Notificação dos portadores de TB notificados, em 2016, em Porto Velho. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, após atender os aspectos éticos.


Resultados
Verificou-se que, em 2016, dos 775 casos notificados no estado de Rondônia, 69,42% foi em Porto Velho, ainda que 93,31% dos casos notificados residissem no município. A notificação foi realizada no serviço de referência (56,33%), seguida pela APS (28,99%) e presídio (14,68%). No que concerne aos aspectos clínicos, a maioria era caso novo (75,46%), forma clínica pulmonar (81,04%), baciloscopia de escarro positiva (55,02%), cultura de escarro não realizado (80,30%), raio-X suspeito (71,19%), HIV negativo (71,56%) e teste molecular rápido para a TB sensível à Rifampicina (22,30%), sendo que este não foi realizado em 68,96% dos casos.


Conclusões/Considerações
Diante de tais achados, é possível refletir que o diagnóstico ocorre prioritariamente nos serviços de referência, os quais estão localizados na capital que possui o maior quantitativo de habitantes do estado, por meio do exame de imagem em detrimento de outras tecnologias de rápida detecção para elucidação diagnóstica e até mesmo para a resistência.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360