Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12i - Arboviroses: zika, dengue e chikungunya

26710 - PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS ACERCA DOS CUIDADOS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DO VÍRUS ZIKA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO
CAROLINE FEITOSA DIBAI DE CASTRO - EMESCAM, JOSÉ LUCAS SOUZA RAMOS - EMESCAM, ISMAR PAULO DOS SANTOS - EMESCAM, PRISCILLA ROCHA ARAÚJO NADER - EMESCAM, ITALLA MARIA PINHEIRO BEZERRA - EMESCAM


Apresentação/Introdução
O vírus zika apresentou grandes surtos, principalente associado a alterações neurológicas, o que gerou grande preocupação aos serviços de saúde. As ações contra o vírus devem ser associadas ao controle e prevenção e voltadas para todos os aspectos e todos os públicos. Desta forma, traz-se a atenção primária como cenário transformador deste processo, havendo a necessidade de estudar as ações realizadas neste serviço.


Objetivos
Identificar a percepção de enfermeiros acerca dos cuidados contra o vírus zika e o aedes aegypti


Metodologia
Estudo exploratório de abordagem qualitativa realizado no município de Vitória, Espírito Santo, Brasil, tendo como cenário as Unidades de Estratégia Saúde da Família. Participaram 22 enfermeiros membros de cada equipe e que estavam atuando na unidade há no mínimo seis meses. Foi considerado o processo de saturação de falas para finalização da coleta de dados, que foi realizada através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, realizadas conforme a disponibilidade do profissional. A análise dos resultados deu-se mediante a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin


Resultados
Os enfermeiros percebem as ações contra o vírus através de uma visão fragmentada, onde estas são direcionadas especialmente para gestantes, através da orientação para uso de repelentes e acompanhamento pré-natal. Ainda, acreditam que a prevenção volta-se especificamente para ações sanitaristas em relação ao combate do mosquito. A visão de controle do vetor é transferida a comunidade, indicando um distanciamento dos pressupostos do atual modelo de saúde, como a corresponsabilização e conscientização.


Conclusões/Considerações
A atenção primária possui grande potencial transformador, porém, os profissionais ainda centram-se no modelo biomédico/curativista de saúde, devendo ser realizada uma transformação destas ações pautadas nos preceitos da educação em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360