Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12i - Arboviroses: zika, dengue e chikungunya

23398 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS, MINAS GERAIS, ENTRE OS ANOS DE 2016-2017.
RAQUEL APARECIDA FERREIRA - IRR, MARIA JOSÉ NOGUEIRA - FJP, KARINA GEA - UFMG, JOÃO NUNES - UNIVERSIDADE DE YORK, DENISE NACIF PIMENTA - IRR


Apresentação/Introdução
Arboviroses são infecções virais transmitidas ao homem por artrópodes hematófagos. Devida às alterações climáticas, imigrações, condições sanitárias e socioeconômicas, as arboviroses tornaram-se um importante problema de saúde pública. No Brasil, elas estão associadas a grandes epidemias, tais como a dengue, a chikungunya, e a zika, todas transmitidas ao homem pela fêmea do Aedes aegypti.


Objetivos
Este trabalho objetiva levantar as notificações da dengue, chikungunya e zika no município de Sete Lagoas, região metropolitana de Belo Horizonte, entre os anos 2016-2017, bem como analisar o perfil socio-demográfico dos acometidos pelas doenças.


Metodologia
Foram realizadas consultas on-line ao sistema de informação sobre agravos de notificação (SINAN) e também à bancos de dados fornecidos pela vigilância epidemiológica do município. Posteriormente, as informações foram filtradas, extraídas dos sistemas e tabuladas em planilhas de análises de cálculos.


Resultados
Entre os anos de 2016 a 2017 foram notificados 16.268 casos de dengue, e destes, 98% ocorreram somente no ano de 2016. Também foram notificados 17 casos de chikungunya no ano de 2017 e 721 casos de zika em 2016. Em relação ao perfil sócio-demográfico dos acometidos, a faixa etária que apresentou o maior número de casos notificados para dengue e zika foi à de 20-29 anos. Já a ckikungunya acometeu maior número de indivíduos na faixa dos 50-59 anos. Em relação ao sexo, o número de casos notificados para todas as arboviroses foi maior no sexo feminino. Não foi possível realizar análise de outras variáveis, devida à ausência de informações disponíveis nos bancos de dados acessados.


Conclusões/Considerações
Ainda não há dados completos sobre o perfil dos acometidos por arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti em Minas Gerais, e a incompletude no preenchimento das fichas de notificação dessas doenças em MG dificulta o levantamento. Assim, acredita-se que este estudo contribuirá para o entendimento de aspectos da epidemiologia das arboviroses, esclarecendo fatores que determinam as distintas formas de expressão individual e coletiva dessas doenças.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360