Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12i - Arboviroses: zika, dengue e chikungunya

23295 - INFLUÊNCIA DAS COMORBIDADES CRÔNICAS NA EVOLUÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA DENGUE
JOSÉ REGINALDO PINTO - UNIFOR, GERALDO BEZERRA DA SILVA JÚNIOR - UNIFOR, GLAUCIRENE SIEBRA MOURA FERREIRA - UECE, MARIA DAS GRAÇAS DIAS CARNEIRO - SESA, POLLYANNA MARTINS - UFC, LISANDRA BEZERRA FROTA - UNINTA, ARTUR KEYLER TEIXEIRA SANTOS - UNINTA


Apresentação/Introdução
A infecção pelo vírus da Dengue ocorre de maneira endêmica no Estado do Ceará desde 1986, com períodos de graves epidemias, tendo registros dos quatro sorotipos (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4). A partir de 2015, foi confirmada também a transmissão autóctone de outros arbovírus: chikungunya e zika pelo mesmo vetor, agravando ainda mais a situação de saúde local.


Objetivos
Investigar a incidência de comorbidades em pacientes que tiveram infecção por dengue no Estado do Ceará e sua relação com os óbitos.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal, realizado por fonte de dados secundários extraídos do Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN) dos 184 municípios do Estado do Ceará, cedidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) referente ao ano de 2016. De acordo com o banco de dados, foram notificados 100.751 casos da infecção por Dengue. Destes, 7.993 foram sororeagentes. A análise foi distribuída em tabelas, com estatísticas percentuais simples, tabuladas no SPSS versão 24.0.


Resultados
De acordo com os dados disponíveis, 82 pacientes sororeagentes tinham diagnóstico de diabetes mellitus (DM); 18 deles apresentavam doenças hematológicas, 23 evidenciaram hepatopatias, 23 pacientes relataram serem portadores de doenças renais, 258 eram hipertensos, 29 doença ulcerosa péptica e 12 doenças auto-imunes. Dos pacientes com DM, 7 evoluíram para o óbito pela Dengue. Registrou-se 1 óbito em portadores de doença hematológica, nenhum em hepatopatas, 2 óbitos em pacientes renais, 10 em pacientes hipertensos, 1 morte em paciente com doença ulcerosa péptica e 1 em portador de doença auto-imune. Evidenciou-se dessa forma que dos 131 óbitos, 22 (16,7%) eram de pacientes com comorbidades.


Conclusões/Considerações
O estudo demonstrou que os pacientes que apresentaram doenças crônicas tiveram maior probabilidade de evoluir para óbito quando acometidos pela infecção por Dengue.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360