Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12e - Abordagens espaciais e temporais em doenças transmissíveis

27671 - ANÁLISE ESPACIAL PELO ÍNDICE DE MORAN DE CASOS PROVÁVEIS DE FEBRE DE CHIKUNGUNYA NO MARANHÃO, BRASIL
EMILE DANIELLY AMORIM PEREIRA - FIOCRUZ, CLEBER DO CARMO NASCIMENTO - FIOCRUZ, SILMERY DA SILVA BRITO COSTA - UFMA, ADRIANA SORAYA ARAÚJO - UFMA, ANA PATRÍCIA BARROS CÂMARA - UFMA, ALCIONE MIRANDA DOS SANTOS - UFMA, FLÁVIA REGINA VIEIRA DA COSTA - UFMA, MARIA DO SOCORRO DA SILVA - SEMUS, ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO RODRIGUES - UFMA, REJANE CHRISTINE DE SOUSA QUEIROZ - UFMA, JOSÉ AQUINO JUNIOR - UFMA, MARIA DOS REMÉDIOS FREITAS CARVALHO BRANCO - UFMA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA DA SILVA - UFMA


Apresentação/Introdução
Nos últimos anos o Brasil vivencia um dramático desafio de saúde pública: o enfrentamento da febre de CHIK. A suscetibilidade da população do estado do Maranhão associada às deficiências de saneamento básico, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Índice de Gini e infestação vetorial podem ter influenciado a emergência da doença no estado.


Objetivos
Analisar a distribuição espacial pelo Índice de Moran dos casos prováveis de febre de CHIK no estado do Maranhão, no período de 2015 a 2016.


Metodologia
Estudo ecológico de análise espacial de casos prováveis de febre de chikungunya, ocorridos no Maranhão e notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) em 2015 e 2016. Para autocorrelação espacial utilizou-se os Índices de Moran Global e Local por intermédio da ferramenta de estatística espacial disponível no software Geoda versão 1.8 e na elaboração dos mapas o software QGis versão 10.2.2.


Resultados
O Índice de Moran Global identificou autocorrelação positiva com IDHM (I=0,26; p<0,05), Gini (I=0,24 p<0,05), água por rede encanada (I=0,03; p<0,05), esgoto por fossa séptica (I=0,08; p<0,05), sem esgoto (I=0,31; p<0,05) e lixo coleta por caçamba (I=0,08; p<0,05). A análise bivariada pelo Índice de Moran Local apresentou associação espacial positiva e significativa com IDHM (II=0,13; p<0,05), Gini (II=0,04; p<0,05) e coleta de lixo por caçamba (II=0,04; p<0,05).


Conclusões/Considerações
Os municípios que apresentam os IDHM mais altos e os GINI mais baixos são aqueles com maiores contingentes populacionais, onde também foram observadas as maiores taxas de incidências da doença, assim como naqueles que apresentam serviços deficientes de coleta de lixo e esgotamento sanitário.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360