Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12e - Abordagens espaciais e temporais em doenças transmissíveis

25708 - TENDÊNCIA TEMPORAL DA INCIDÊNCIA DE HEPATITE B EM SANTA CATARINA NO PERÍODO DE 2008 A 2015.
MATEUS KRAHL - UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, ELAYNE PEREIRA - UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, GIOVANNA GRUNEWALD VIETTA - UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA


Apresentação/Introdução
A hepatite B (HB) é um problema de saúde pública em Santa Catarina. Em 2016, segundo o Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN), o estado catarinense obteve a maior taxa de incidência dentre os estados da Região Sul.


Objetivos
Analisar a tendência temporal da incidência de HB no Estado de Santa Catarina no período de 2008 a 2015


Metodologia
Foi realizado um estudo ecológico de séries temporais a partir de 12.030 fichas de investigação do SINAN. A taxa de incidência geral de HB foi calculada pela razão entre o número de casos novos e a população total do Estado para cada ano estudado, multiplicado por 100.000 e, da mesma forma, estratificadas por sexo, faixa etária por sexo e Região de Saúde. Quanto a provável fonte/mecanismo de infecção foi calculada uma proporção por meio da divisão entre o número de casos e o total de pacientes infectados para cada ano do estudo em Santa Catarina, multiplicado por 100. Estimou-se a tendência temporal pelo método de regressão linear simples.



Resultados
A taxa de incidência geral foi estacionária. A incidência para ambos os sexos demostrou tendência crescente com uma redução em faixas etárias mais jovens e ascensão das taxas na população acima dos 40 anos. Houve uma predominância em homens. Na maioria dos casos a fonte de infecção foi desconhecida ou não preenchida na ficha de notificação. A via sexual é a principal causa de contágio, seguida da via vertical, ambas com tendência ascendente. A Região de Saúde Carbonífera foi a única com decréscimo significativo das taxas, enquanto o Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte evidenciaram um aumento significativo nos índices. As regiões do Oeste seguem com as maiores incidências do Estado.


Conclusões/Considerações
As altas incidências de HB podem ser em parte justificadas pela melhoria nos sistemas de notificação e dos métodos diagnósticos. A vacinação pode ter contribuído para a redução da tendência da incidência nos indivíduos abaixo dos 20 anos. Entretanto, fatores como o envelhecimento populacional e o prolongamento da vida sexual culminaram em uma tendência crescente das taxas nos catarinenses de maior faixa etária.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360