Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12a - Infecções congênitas: zika e sífilis

24079 - CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS (SCZ) EM PERNAMBUCO
RODRIGO DO NASCIMENTO DIAS DE OLIVEIRA - SES/PE, JADSON MENDONÇA GALINDO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO JABOATÃO DOS GUARARAPES- PE, SHEYLA RODRIGUES DE LIMA CARNEIRO - SES/PE, RAYANE SOUZA DE ANDRADE AZEVÊDO - SES/PE, BÁRBARA CRISTINA ALVES DA SILVA - SES/PE, VALÉRIA SOUZA SILVA - SES/PE, GEORGE SANTIAGO DIMECH - SES/PE, LUCIANA CAROLINE ALBUQUERQUE - SES/PE, CAIO BRUNO RIBEIRO FALCÃO - SES/PE


Apresentação/Introdução
Detectado em outubro de 2015, o aumento de casos de microcefalia no estado de Pernambuco, posteriormente relacionado à infecção congênita pelo vírus Zika, é caracterizado atualmente como um evento sanitário de grande impacto na saúde pública internacional.


Objetivos
Descrever e analisar o perfil epidemiológico da SCZ no estado entre agosto/15 (SE 30/2015) e janeiro/18 (SE 04/2018).


Metodologia
Trata-se de um estudo seccional, descritivo com utilização de dados secundários, banco oficial da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.Como fonte das informações sobre a ocorrência da epidemia da SCZ/Microcefalia em Pernambuco, foram utilizadas para registro dos casos as bases de dados do Formulário Eletrônico desenvolvido no FormSUS, a plataforma RESP – (Registro de Eventos em Saúde Pública) e o SINASC – (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos).


Resultados
Foram notificados 2.457 casos, sendo 437 (17,8%) confirmados, 1.675 (68,2%) descartados, 77 inconclusivos (3,1%) e 268 (10,9%) em investigação. 150 (6,1%) dos casos foram a óbito, sendo 54 natimortos, 61 neomortos e 29 óbitos pós-neonatais. Quanto aos casos notificados, o predomínio de nascidos vivos (97,5%), a termo (80,9%), do sexo feminino (61,6%), sendo a média do perímetro cefálico de 31,0±2,3cm. Entre os confirmados, 228 (52,2%) foram classificados como microcefalia severa, 98 (22,4%) como microcefalia. Entre os confirmados, há mais registros de realização da tomografia computadorizada, comparado a outros exames de imagem e exames laboratoriais.


Conclusões/Considerações
Estudos sobre o tema são imprescindíveis para melhor descrever a história dessa doença e para que novas estratégias sejam desenvolvidas. A comunicação da alteração do padrão da ocorrência de casos de SCZ mobilizou uma rede coordenada internacional para resposta a esse evento e tornou possível o reconhecimento da relação dessa alteração na prevalência das microcefalias/SCZ.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360